Notícias PROIFES

XI Encontro Nacional – Tema “Consolidação e Expansão do Movimento Docente” pauta última discussão do dia

Na tarde desta sexta-feira (10), delegados e observadores do XI Encontro Nacional do PROIFES-Federação debateram “Consolidação e Expansão do Movimento Docente”. O evento, que vai até o dia 12 de julho, busca discutir os principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e dos institutos federais.
Na abertura do debate, o professor Francisco Wellington Duarte, presidente da ADURN-Sindicato, apresentou o texto “Três anos de PROIFES-Federação: Quo Vadis?”, que propõe uma reflexão sobre a trajetória do PROIFES. Para o futuro da federação, o docente sugere  “uma estrutura de comunicação mais apropriada, com um esforço de filiação de mais sindicatos e com a permanente participação dos docentes nos seus sindicatos”
Em seguida, a professora Eliane Leão (ADUFG–Sindicato), por meio do texto “Consolidação e Expansão do Movimento Docente”, indicou a elaboração e publicação de um livro sobre da história do PROIFES. O objetivo é fazer o “resgate das fotos dos eventos principais, do desenvolvimento das ações políticas de intervenção nos contextos de luta e de contradições decorrentes dos impasses, problemas e desafios surgidos ao longo desses aproximados 11 anos de sua existência”, pontuou a docente.
Já o professor Joviniano Neto, diretor da APUB Sindicato, defendeu a filiação do PROIFES à CUT (Central Única dos Trabalhadores).
No artigo “Consolidação e Expansão do Movimento Docente”, o professor Valdemir Alves Junior (SIND-PROIFES) e a professora Gilka Pimentel (ADURN – Sindicato)  fizeram uma reflexão sobre papel do SIND-PROIFES na ampliação de sindicalizados. O professor sugere que os sindicatos federados ajudem financeiramente o SIND-PROIFES.
Outras questões também foram debatidas, como a criação de grupo para discutir questões de raça e gênero, que apresentará um relatório sobre o tema no próximo Encontro Nacional; elaboração de estudo para verificar a possibilidade de criação de revista do PROIFES; atuação em campanha de divulgação do PROIFES; investimento em mídia digital; e discussão entre o PROIFES e demais entidades sobre o papel do Fonasefe.
Após intenso debate sobre as propostas, o Encontro decidiu deliberar sobre a filiação da entidade a centrais sindicais somente após a obtenção do registro sindical da Federação. Até lá, o PROIFES deverá ampliar o debate sobre organização sindical.
Em votação, os delegados do XI Encontro aprovaram todas as outras deliberações.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu