Notícias PROIFES

XI Encontro Nacional – Debate sobre aposentadoria, previdência e saúde do professor encerra evento

Delegados, convidados e observadores discutiram durante toda a tarde deste domingo (12) o último tema do XI Encontro Nacional do PROIFES-Federação: aposentadoria, previdência e saúde do professor. Realizado em Brasília, no hotel Mercure, o evento começou na quinta-feira (9).

No primeiro momento, o professor André Nunes (UnB), representante eleito pelos participantes no Conselho Deliberativo da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo), apresentou dados sobre as adesões à fundação.

De acordo com informações divulgadas pelo docente, no período de fevereiro de 2013 a maio de 2015, houve contratação de 85.508 novos servidores no Poder Executivo Federal. Destes, 35.244 são considerados os que poderiam aderir à Funpresp, pois têm salários superiores ao Teto do RGPS e não eram servidores públicos antes de 2013.

Nunes também mostrou dados sobre o perfil dos servidores que aderiram até maio de 2015. Considerando apenas aqueles que fazem parte do fundo, 64% deles têm remuneração a partir de R$ 14.000,01; 30% têm de 25 a 30 anos; e a maioria é composta por homens.

Após a explanação, ele esclareceu diversas dúvidas dos participantes.

Na sequência, o Presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), apontou a necessidade de mobilização da entidade para que seja possível acompanhar as mudanças que continuam ocorrendo na aposentadoria e nas pensões em 2015.

Sendo assim, sugeriu algumas propostas, que incluem a reafirmação do compromisso da entidade com a aprovação da PEC 555, que acaba com a contribuição previdenciária dos inativos, desde 2004, e aprova a intensificação desta luta; a atualização da Cartilha sobre aposentadoria e ampliação da divulgação sobre as mudanças nas pensões, para que os professores sejam informados corretamente; o acompanhamento da tramitação do PLS 274/2015 na Câmara Federal, trabalhando por sua aprovação imediata, para que passe a vigorar para os professores a aposentadoria compulsória apenas aos 75 anos. E, finalmente a criação de Grupo de Trabalho do PROIFES-Federação para acompanhar e apoiar o trabalho dos representantes dos servidores nos conselhos da FUNPRESP- Exe;

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifAs proposições foram analisadas e aprovadas por unanimidade pelos delegados do XI Encontro Nacional.

Por fim, o presidente agradeceu a participação de todas as lideranças sindicais e declarou como encerrado o XI Encontro Nacional da entidade.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu