Notícias PROIFES

UFRN sediará palestra sobre Carreira Docente na Semana do Servidor

No próximo dia 26 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte será palco da discussão sobre a Carreira Docente. O debate, que acontece no auditório da Reitoria, a partir das 9h, integra a programação da Semana do Servidor e terá como palestrante o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do PROIFES, Fernando Amorim.

“A participação do PROIFES neste debate pretende contribuir para finalizar o processo de construção da Carreira dos professores universitários das Instituições de Ensino Superior Público Federal”, esclarece o presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo.

O debate acontece após a conquista pelo Movimento Docente de um acordo com o Governo Federal, em agosto deste ano, que contempla algumas reivindicações históricas do movimento e estabelece um horizonte em termos de política salarial, na medida em que propõe tratamento equânime com as tabelas da Carreira de Ciência e Tecnologia, a ser implantada em janeiro de 2013.

“A assinatura deste acordo revelou a postura propositiva, equilibrada e atuante do Novo Movimento Docente protagonizado pelo PROIFES, o ADURN-Sindicato e demais entidades filiadas”, avalia o presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo. Contudo, o professor ressalta que a aceitação do reajuste emergencial de 4% se dá com o reconhecimento de que essa recomposição está bastante aquém da inflação do período e que o Movimento Docente ainda terá que continuar a buscar a recomposição das perdas inflacionárias em negociações posteriores.

Para o diretor de Política Sindical, Wellington Duarte, “o debate acontece em um momento importante para o Movimento Docente, e se constitui em ferramenta importante na luta e mobilização da categoria dentro do Grupo de Trabalho, na busca de garantir a reposição inflacionária e corrigir aspectos da nossa Carreira”.

Assinatura de Acordo com o Governo

Esse desfecho acontece após dois meses de negociação com o Governo Dilma, num processo de interlocução bastante difícil. A mesa que trata questões específicas da Carreira do Magistério Superior (MS) e estava suspensa desde dezembro passado, foi reativada em junho deste ano. O PROIFES, que ocupa importante espaço no processo de negociações salariais e de carreira com o Governo, juntamente com o ADURN-Sindicato e demais entidades filiadas, assumiram uma postura de defesa dos interesses da categoria. Ao longo do processo de negociação, que se arrastava desde de maio de 2010, os docentes obtiveram alguns ganhos, flexibilizaram alguns pontos, mas não aceitaram os aspectos considerados negativos na proposta de governo e que foram discutidos no Encontro do PROIFES.

A proposta do Governo compreende um reajuste de 4% a todos os professores, sobre a incorporação da Gratificação Especial do Magistério Superior (GEMAS) e Gratificação do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GEDBT) ao Vencimento Básico (VB), e também sobre a Retribuição de Titulação (RT), para todos os docentes das carreiras de MS e EBTT, a partir do mês de março de 2012, inclusive, colocando a discussão sobre a classe Senior para o Grupo de Trabalho (GT). Durante o processo de negociação a paridade dos aposentados ficou mantida, beneficiando-os na medida em que incorpora a GEMAS/GEDBT ao VB, demanda antiga do movimento docente, o que significa considerar os anuênios nesse processo.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu