Notícias PROIFES

UFMG inaugura centro de produção sustentável

Formado por conjunto de laboratórios, miniusina, instalações para animais e unidades administrativas, o espaço vai abrigar uma série de projetos destinados a incrementar atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade.

Uma das âncoras do CPS é o Centro de Biotecnologia em Bubalinocultura, que abrigará pesquisa em reprodução, sanidade, nutrição e genética dos búfalos, e a expectativa é que o local se transforme em referência na área,

Além desse centro, o CPS vai desenvolver, inicialmente, outros 14 projetos: miniusina para processar os rejeitos de minério e transformá-los em tijolos e blocos para pavimentação, aproveitando-se essa infraestrutura para a realização de cursos práticos para capacitação da mão de obra local, com possibilidades de extensão à população carcerária.

Também estão na pauta do CPS a pesquisa histórica da Fazenda Modelo, os núcleos de apoio à agricultura urbana, de turismo educativo e esportes na natureza, entre outros.

A Fazenda Modelo foi criada na década de 1920 pelo governo federal e cedida à UFMG em 1993.

Coordenada pela Escola de Veterinária, desde o início da sua atividade que a Fazenda Modelo evoluiu em direção a um modelo de desenvolvimento tecnológico sustentável.

Atualmente possui 200 cabeças de bovinos, 100 de ovinos, 15 equinos e três asininos, e produz em torno de 650 litros de leite por dia.

Data da Publicação: 15/04/2010

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu