As instalações são a Biblioteca Referencial sobre o Século 18 e um auditório no antigo Fórum, onde foi inaugurada uma exposição de arte computacional.
A Casa Padre Toledo ficará fechada durante um ano, tempo em que passará por reforma para abrigar o Museu Casa do Inconfidente Padre Toledo.
Os imóveis integram o patrimônio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, pertencente à UFMG, e são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A biblioteca existente na Casa da Cultura será recuperada e ampliada para receber professores visitantes do mundo inteiro com interesse no barroco mineiro.
A reforma da Casa Padre Toledo será comandada por um grupo do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas-Artes.
Outros projetos que integram o campus avançado são o Centro de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais – núcleo avançado de estudo e produção de novas mídias – que também será instalado na Casa da Câmara, e o Museu de Santanas, que será construído no edifício da antiga cadeia pública, em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
Data da Publicação: 17/03/2010