Notícias PROIFES

SINDPROIFES participa de debate com presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação

Na manhã desta quinta-feira, dia 17, o SindProifes, representado pelo diretor Enio Pontes, participou de debate sobre a atual conjuntura da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.  O diálogo contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar Em Defesa da Inovação, Ciência e Tecnologia, senador Izalci Lucas e da vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fio Cruz (ASFOC), Mychelle Alves. A mediação ficou por conta do jornalista Umberto Goularte.

O debate fez parte da série de encontros “As Frentes Parlamentares em Defesa do Serviço Público”, evento que a Agência Servidores, em parceria com outras entidades representativas do serviço público, vem promovendo desde a última terça-feira. Os temas das mesas foram definidos a partir das frentes parlamentares existentes no Congresso Nacional, e cada mesa contou com a presença do presidente da respectiva Frente.

O debate sobre CT&I realizado na manhã de hoje tratou do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o FNDCT, e do Projeto de Lei 135/2020, considerado crucial para destravar o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. De autoria do senador Izalci Lucas, o PLP 135/2020 propõe uma série de alterações no FNDCT e permitirá um aporte da ordem de 4,6 bilhões no desenvolvimento da pesquisa e inovação nacional. O Projeto está em vias finais de sua tramitação e deverá ser votado esta semana na Câmara dos Deputados, após ser aprovado por ampla maioria no Senado Federal.

Em sua participação, o diretor Enio Pontes destacou o papel dos sindicatos educacionais na luta em defesa do setor científico: “a luta pela ciência é indissociável da luta pela educação, e temos que considerar que a maior parte da pesquisa no País é feita dentro da universidade pública. Nesse sentido, é fundamental organizar a força da comunidade acadêmica e científica nacional em torno de uma agenda unificada, que exerça pressão legítima nas esferas do poder, para que possamos ter legislações eficientes e uma política de estado para o desenvolvimento do setor científico”.

Além da Agência Servidores, também assinam a realização do evento o Sindicato dos Trabalhadores da Fio Cruz (ASFOC), a Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (ALESFE), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), a Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (AFRESP) e a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE).

Assista ao debate clicando no link: https://youtu.be/DIABiM7fLOM

Fonte: Sindproifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu