Notícias PROIFES

Sindiedutec – Reeleição, com ampla maioria, mostra aprovação da atual Diretoria da entidade

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, o professor Nilton Brandão, Vice-Presidente do PROIFES-Federação, foi reeleito – por ampla maioria – presidente do Sindiedutec (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná).

O sindicato, de base estadual, representa os professores e técnicos-administrativos em educação da rede básica e profissional federal de todo o estado do Paraná, em especial todos os campi do IFPR e no Colégio Militar de Curitiba. No que tange aos professores, o Sindiedutec é filiado ao PROIFES-Federação, desde sua fundação.

Na eleição pela diretoria, que tem mandato de três anos, se apresentaram duas chapas. A Chapa 1 (que recebeu 289 votos)  encabeçada por Nilton Brandão, era composta por nove professores e dois técnico-administrativos. Esta chapa, de situação, defendeu a vinculação da entidade com o PROIFES-Federação e propôs a filiação do sindicato à FASUBRA no que se refere a representação dos técnicos. Já a Chapa 2, de oposição, teve 138 votos, dentre os 448 filiados que votaram, ampla maioria dos eleitores habilitados.

Os quase 68% de votos válidos que obteve a Chapa 1 mostram que a imensa maioria dos professores e técnicos aprovam a política da atual diretoria do sindicato, e reprova massivamente a principal bandeira da oposição que era de desfiliação do PROIFES-Federação – , o que foi rejeitado em quase todas as urnas.

O PROIFES-Federação cumprimenta os professores e técnico-administrativos do IFPR e do Colégio Militar de Curitiba pelo vigoroso processo democrático, que em muito colaborará para a consolidação de seu sindicato, expressão da luta da categoria por seus direitos e pela defesa da educação pública e de qualidade, que tanto tem avançado no estado do Paraná.

Esse resultado é mais uma prova do sempre defendido pelo PROIFES-Federação, de que os trabalhadores é que têm que decidir qual a organização sindical melhor lhes representa, e são as urnas que devem decidir o futuro das organizações sindicais em um país democrático. Somos integralmente favoráveis à liberdade e à autonomia sindical, e radicalmente contra o sindicalismo de carimbo, chancelado pela tutela do Estado e que só serve como espaço para a perpetuação de burocracias aparelhadas e carcomidas pelo aparelhismo pelego da década de 40 e seus neo-representantes do século XXI.

Temos a consciência e a responsabilidade de que representamos os professores do EBTT do IFPR, do Colégio Militar de Curitiba e de todos os locais do país, sejam eles das universidades, institutos e escolas militares federais que queiram por nós ser representados, como demonstraram as urnas ontem em Curitiba e em todo o Paraná. E não aceitaremos nenhuma interferência do Estado ou de outras organizações que queiram impor aos trabalhadores representações que estes não aprovem.

O PROIFES tem muito a mostrar aos professores do EBTT, carreira que acordamos em 2008, equiparada ao Magistério Superior, e que defendemos em todos os processos negociais, como na criação do RSC. Acreditamos que o resultado da eleição no Sindiedutec, mais do que um reconhecimento da legitimidade do PROIFES-Federação em representar os professores do EBTT, o que é fato incontestável, é um recado das urnas para que continuemos trabalhando cada vez mais em defesa dos professores, sejam eles do MS ou do EBTT.

Muito sucesso à nova Diretoria do Sindiedutec, que pode ter a certeza do apoio incondicional do PROIFES-Federação à sua luta diária, e esperamos que toda a comunidade do IFPR supere a difícil situação de sua instituição. Esperamos que em breve tudo volte ao normal, com o reitor eleito dirigindo a instituição e com todas as denúncias apuradas rigorosamente, para que os professores, técnico-administrativos e estudantes deste vigoroso IF possam ter a tranquilidade de desenvolver as suas importantes tarefas de ensino, pesquisa e extensão, que são muito importantes para a sociedade paranaense e brasileira.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu