Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/defaultwebsite/public/wp-includes/functions.php on line 5831 SINDIEDUTEC – Quinta Sindical: Mulheres na Política com Carol Dartora – PROIFES
Notícias PROIFES

SINDIEDUTEC – Quinta Sindical: Mulheres na Política com Carol Dartora

Em termos de Democracia Representativa, o Brasil é um dos piores países para mulheres se candidatarem e serem ouvidas em espaços institucionais. Em junho, o país passou a ocupar a 140ª posição do ranking da União Interparlamentar da ONU, que avalia a participação política de mulheres em 192 países. Estamos atrás de todas as nações da América Latina, com exceção do Paraguai e do Haiti.

Na Câmara dos Deputados, apenas 15% dos representantes são mulheres e no Senado Federal 12%, o que tem mantido aquecido o debate sobre maneiras de incentivo à eleição de mulheres. Em âmbito municipal, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

Mais da metade da população brasileira é do sexo feminino e ainda assim a representação feminina em espaços de poder é pífia. De acordo com artigo publicado por Montserrat Sagot na Revista da Rede de Trabalhadoras da Internacional da Educação América Latina, o que acontece é que a organização social vigente é baseada na desigualdade social – de gênero, classe, raça, sexualidades, etc. Esta estrutura rígida em torno de valores excludentes aliada a estereótipos de gênero que elegem uma parte fraca que precisa ser protegida pela parte forte é o que normaliza discursos e atos violentos dirigidos às mulheres. É um sistema estrutural que situa mulheres num lugar de maior vulnerabilidade e risco.

 

Para falar sobre os desafios da mulher dentro de espaços de poder institucional, convidamos Carol Dartora, primeira vereadora negra eleita na história de Curitiba. Professora de História e mestra e Educação, foi a terceira candidata mais votada da capital paranaense.

Serviço:

Quinta Sindical fala sobre mulheres na política com Carol Dartora
23/03/2022
18h às 19h
https://meet.google.com/pxd-thkc-qkc

Fonte: SINDIEDUTEC-Sindicato

Tags:

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu