Notícias PROIFES

Sindiedutec promove live sobre assédio moral nesta quarta

Nesta quarta (17) às 14h o Sindiedutec vai promover uma live sobre assédio moral. Participarão da live Nicolly Hartman, diretora jurídica do sindicato, Almir Carvalho, integrante do corpo jurídico, e o professo rde sociologia Rodolfo Fiorucci, diretor do IFPR Jacarezinho. A transmissão acontecerá nas páginas do Facebook e YouTube do sindicato.

Embora não tenha uma legislação específica, o tema vem ganhando importância nos últimos anos,sendo alvo de cartilhas explicativas de órgãos como o Ministério Público Federal e o Tribunal Superior do Trabalho. No início do mês,o jornal Folha de São Paulo trouxe a público o aumento de denúncias de servidores públicos federais que se queixam de assédio moral. Até o dia 3 de agosto, foram registrados 680 denúncias. Se comparados ao governo Temer, os números aumentaram em 49%.

Em fevereiro deste ano, o professor de sociologia e diretor do IFPR Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, postou em sua rede social particular um conteúdo de oposição ao atual presidente da República e desde então se vê às voltas com um processo instaurado na Comissão de Ética do IFPR que, segundo ele, não anda. “A denúncia anônima foi feita ao Ministério Público Federal (MPF), que acolheu a queixa.O MPF encaminhou para a reitoria,que acolheu e enviou ao Conselho de Ética”, explica. Atualmente, o processo, que foi arquivado pelo próprio MPF, segue em suspenso no IFPR. Fiorucci explica que, depois de ter encaminhado a denúncia à Reitoria, o MPF avaliou o caso e o promotor encarregado arquivou o processo alegando que a liberdade de crítica política é questão de fundamento democrático. “Nem o Ministério Público quis levar à frente, mas ele continua aberto dentro do IFPR”, relata ele.

Segundo cartilha do próprio MPF, espalhar rumores e criticar a vida particular do servidor são situações que expressam assédio moral. Como consequências, o mesmo documento lista uma série de situações problemáticas. Acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador, traz danos à saúde física e psicológica, podendo desencadear ou agravar quadros de estresse, irritabilidade, problemas relacionados ao trato digestivo, dores musculares, e por aí vai. Quando perguntado a Fiorucci se ele se sente ansioso com uma denúncia parada no Conselho de Ética do IFPR, sua resposta foi: “Eu já sou ansioso”.

Além desse desconforto, ele relata que receia ser alvo novamente no futuro. “Meu receio é ser usado em momento oportuno por alguém politicamente”, explica o diretor que critica também o MPF. Segundo ele, o órgão poderia ter rejeitado a denúncia e alegado que a vida privada do servidor e a liberdade de expressão não podem ser julgados pelo IFPR. Fora a ansiedade extra, o professor teve de lidar também com outras circunstâncias. “O assédio da comunidade, de funcionários e alunos”,relata ele.

De acordo com uma cartilha emitida no ano passado pelo TST, o assédio moral pode se configurar em interpessoal, institucional, vertical, horizontal e misto. O texto orienta as vítimas a reunir provas, procurar orientação psicológica e denunciar, seja ao órgão público competente, seja ao sindicato ou entidades representativas de classe para que as medidas de combate cabíveis sejam tomadas. “Eu resolvi enfrentar e publicizei, tive muito apoio do Brasil todo”, relata o diretor. Para ele, toda esta situação é uma questão política que foi tomando formas de assédio, culminando em uma situação autoritária, por não respeitar a diversidade de pensamento. “(a diversidade) não só não foi respeitada, como foi (um ato) autoritário, pois a instituição quer punir um ato privado de rede social privada”, conclui.

Serviço:
Live Sindiedutec: Assédio Moral
Quarta (19), às 14h
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqwHIovEB2jd0k7GpNUiymA
Facebookhttps://www.facebook.com/sindiedutec

Cartilhas Assédio Moral:
MPF:http://www.mpf.mp.br/sc/arquivos/cartilha-assedio
TST: http://www.tst.jus.br/documents/10157/55951/Cartilha+ass%C3%A9dio+moral/573490e3-a2dd-a598-d2a7-6d492e4b2457

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu