AGÊNCIA PROIFES

SINDIEDUTEC doa terra para desenvolvimento de horta comunitária na zona sul de Curitiba

Notícias PROIFES

SINDIEDUTEC doa terra para desenvolvimento de horta comunitária na zona sul de Curitiba

No dia 11 de fevereiro, chegou ao Bairro Novo um carregamento de terra para que o projeto de horta da comunidade pudesse acontecer de fato. A iniciativa é uma parceria da ONG Associação Sócio Cultural Artística Profeta Elias (ASCAPE) e do SINDIEDUTEC para beneficiar famílias mais próximas da horta. A princípio serão organizadas duas hortas na zona sul de Curitiba que, organizada por mulheres, vão beneficiar cerca de 16 famílias.

Luiza Simonelli é servidora pública, voluntária no projeto e fez a ponte entre a iniciativa e o sindicato. Ela participa da ONG e explica as motivações do engajamento. “Com mais da metade das pessoas morando em meios urbanos, o cultivo da terra no interior cai e a produção de alimentos tende a não dar mais conta. O objetivo é cultivar em zonas urbanas, onde está a maioria da população”, diz.

Segundo dados da ONU, mundialmente, cerca de 55% da população vive em meios urbanos e a expectativa é de que esse número suba para 70% em 2050. No Brasil, 84,72% dos habitantes vivem em 0,63% do território nacional, de acordo com números levantados pelo IBGE.

“Como não há força de trabalho no campo que supere essa demanda, a ideia de que, nas cidades, a gente produza o nosso alimento pode oferecer uma solução”, explica Luiza Simonelli, que diz que, futuramente, uma produção experimental de ração animal vai ser testada. Por enquanto, o alimento produzido é destinado ao consumo humano.

Fonte: Ascom SINDIEDUTEC-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu