Notícias PROIFES

SINDIEDUTEC doa terra para desenvolvimento de horta comunitária na zona sul de Curitiba

No dia 11 de fevereiro, chegou ao Bairro Novo um carregamento de terra para que o projeto de horta da comunidade pudesse acontecer de fato. A iniciativa é uma parceria da ONG Associação Sócio Cultural Artística Profeta Elias (ASCAPE) e do SINDIEDUTEC para beneficiar famílias mais próximas da horta. A princípio serão organizadas duas hortas na zona sul de Curitiba que, organizada por mulheres, vão beneficiar cerca de 16 famílias.

Luiza Simonelli é servidora pública, voluntária no projeto e fez a ponte entre a iniciativa e o sindicato. Ela participa da ONG e explica as motivações do engajamento. “Com mais da metade das pessoas morando em meios urbanos, o cultivo da terra no interior cai e a produção de alimentos tende a não dar mais conta. O objetivo é cultivar em zonas urbanas, onde está a maioria da população”, diz.

Segundo dados da ONU, mundialmente, cerca de 55% da população vive em meios urbanos e a expectativa é de que esse número suba para 70% em 2050. No Brasil, 84,72% dos habitantes vivem em 0,63% do território nacional, de acordo com números levantados pelo IBGE.

“Como não há força de trabalho no campo que supere essa demanda, a ideia de que, nas cidades, a gente produza o nosso alimento pode oferecer uma solução”, explica Luiza Simonelli, que diz que, futuramente, uma produção experimental de ração animal vai ser testada. Por enquanto, o alimento produzido é destinado ao consumo humano.

Fonte: Ascom SINDIEDUTEC-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu