Notícias PROIFES

Sindicatos latino-americanos de Educação Superior realizam VIII Reunião

Nos dias 21 e 22 de abril, o PROIFES esteve na capital chilena para participar da VIII Reunião de Organizações Sindicais de Educação Superior – filiadas à Internacional de Educação da América Latina (IEAL), que contou com representantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

O presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira, o Vice-presidente, Flávio Alves da Silva, e os diretores Gil Vicente Reis de Figueiredo e Nilton Brandão – acompanharam o evento sediado na Associação Nacional de Acadêmicos da Universidade do Chile (ACAUCH).

Os sindicatos latino-americanos discutiram, entre outros temas, sobre a luta contra o avanço das pautas neoliberais e a universalização da educação pública, de qualidade e socialmente referenciada como direito de todos; informes sobre as ações desenvolvidas pela IE desde o último encontro; a campanha de solidariedade pela liberdade de Miguel Angel Beltrán; propostas como o Programa de Fortalecimento Sindical, como ainda sobre a campanha contra a mercantilização da educação.

A IEAL mostrou seu apoio à luta pela democracia no Brasil e abordou, no encontro no Chile, a tentativa de golpe em curso no Brasil, assim como a situação política e sindical em todo o continente. Também foram dados encaminhamentos para a Reunião Mundial da Internacional de Educação que acontecerá este ano em Gana, na África.

 

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu