Notícias PROIFES

Sindicatos federados do PROIFES participam de Dia Nacional de Luta contra a PEC 55

Em mais um dia de mobilizações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 (antiga PEC 241), nesta sexta-feira, 25, sindicatos federados do PROIFES em todo o Brasil realizaram ações, paralisações e atividades culturais. O Dia Nacional de Luta Unificada contra a PEC que congela investimentos nos próximos 20 anos contou com participação de professores em todas as regiões do país.

No Rio Grande do Norte o dia começou com uma caminhada pelas ruas de Natal, com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centrais Sindicais, movimentos sociais, de estudantes e de trabalhadores , protestando  contra os ataques a direitos sociais e trabalhistas.

Para a vice-presidente do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel, a PEC 55 “trata-se da imposição de outro projeto de país, incompatível com a Constituição de 1988 e que precisa ser combatido nas ruas”.

Manifestantes também foram até a sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) manifestar contra a reforma trabalhista e da previdência, e a ampliação da terceirização

Goiás

Em Goiás, a manhã desta sexta-feira, 25, foi marcada por protestos de entidades sindicais contra a PEC 55 (antiga 241) no centro de Goiânia. Docentes, estudantes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás, de escolas municipais e estaduais se reuniram na Praça do Bandeirante e seguiram em caminhada pela Avenida Anhanguera.

Também participaram da manifestação representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Estadual dos Estudantes (UEE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Frente Popular do Brasil e Sintego.

A ADUFG Sindicato ofereceu apoio aos manifestantes com a entrega de camisetas aos docentes da UFG e placas para o protesto

Para o próximo dia 29, a ADUFG Sindicato organiza caravana para o Movimento Ocupa Brasília/Contra a PEC 55.

 

Bahia

Na Bahia a APUB esteve com as centrais sindicais, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, sindicatos, estudantes e movimentos sociais na manifestação deste  Dia Nacional de Luta, que ocorre em todo o país contra a PEC 55 (antiga PEC 241), a terceirização irrestrita, a reforma da previdência e outras medidas de retirada de direitos.

A concentração foi na reitoria da UFBA, atualmente ocupada por estudantes; por volta das 10h da manhã, os participantes seguiram em caminhada até o Comércio, onde realizaram ato em frente ao prédio da Previdência Social, em protesto à anunciada reforma do governo Temer. O movimento foi encerrado logo depois em frente à agência do Banco do Brasil, outro alvo de desmonte.

Fotos: Divulgação

Com informações de ADURNADUFG e APUB

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu