Notícias PROIFES

Seminário promove debate sobre desafios e perspectivas do Sistema Nacional de Educação

Nos dias 04, 05 e 06 de maio, a cidade de Fortaleza, no Ceará, sediará Seminário sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) – Desafios e Perspectivas

Promovido pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação) e pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC Sindicato), o evento tem como objetivo debater sobre a implementação do SNE dentro das ações do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014 e com vigência até 2024.

O presidente da Federação, Eduardo Rolim de Oliveira, afirma que a iniciativa busca estimular discussões e contribuir para a construção de uma proposta coletiva. “De acordo com o texto aprovado no Plano Nacional de Educação, o Sistema deve ser sancionado até junho deste ano. Por isto, é importante que a sociedade esteja envolvida neste processo que atinge a educação nacional como um todo”, disse.

Serão seis temáticas abordadas por especialistas em políticas educacionais dos ensinos fundamental, médio e superior; autoridades do Brasil e da América Latina; além de representantes do Ministério da Educação.

Para o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, o Seminário enriquecerá as discussões sobre a implementação do SNE no Brasil ao trazer para o debate especialistas em políticas educacionais que atuam em diferentes esferas. “A composição das mesas foi pensada visando à pluralidade de experiências e pontos de vista, com convidados atuantes em sindicatos, confederações, federações, fóruns, secretarias governamentais e universidades do Brasil e países da América Latina”.

A primeira mesa que ocorre no dia 05 de maio traz a Proposta do SNE, apresentada pelo Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), Binho Marques. O secretário terá ao seu lado na mesa especialistas argentino e chileno que falarão sobre a situação educacional nestes países.

Já o tema Estrutura e Regulamentação do Sistema contará com a exposição do Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, e da Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), Madalena Guasco. Na sequência, a abordagem sobre a Articulação das Esferas Nacional, Estadual e Municipal no SNE terá como palestrantes a Senadora Fátima Bezerra e a ex-secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriza Luce. Finalizando os trabalhos do dia 05, Gil Vicente Reis de Figueiredo, diretor do PROIFES e convidados, discutem a relação entre o SNE e os Desafios do Financiamento da Educação Brasileira.

O Papel das Entidades Sindicais da Educação no Debate do SNE reabre os trabalhos no dia 06 de maio com palestra do presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira, junto com as representantes da Contee e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ensino (CNTE), Adércia Bezerra e Marta Vaneli, respectivamente. A tarde está destinada à discussão sobre as Perspectivas de Construção do Sistema e debate da plenária.

As Inscrições e a programação completa estão disponíveis no site do evento. Acesse http://adufc.org.br/sne 

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu