Notícias PROIFES

SBPC – Ministro defende esforço conjunto para recuperar investimentos em pesquisa

Crédito: Ascom/MCTIC

Entre a presidente da SBPC, Helena Nader, e o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar de Almeida Filho, ministro Gilberto Kassab participa da abertura da 68a Reunião Anual da SBPC.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou neste domingo (3) da abertura da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No discurso, ele defendeu um esforço conjunto para reverter a queda dos investimentos em pesquisa no Brasil.

“Quero registrar que, ao longo das últimas semanas, pude correr de norte a sul do país, de leste a oeste, junto com os principais líderes da ciência do nosso país e, assim, pude identificar as suas aspirações e os seus desafios. Quero dizer que as bandeiras que têm sido colocadas pela SBPC ao longo dos últimos tempos contam com todo o nosso apoio. Tenho dito que o importante são políticas públicas, que precisam efetivamente de recursos”, disse o ministro no evento realizado no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

A presidente da SBPC, Helena Nader, destacou a necessidade de um canal permanente de interação entre comunidade científica e poder público. “Acreditamos que somente com ciência e tecnologia fortes e associadas a uma educação de qualidade poderemos conquistar o país que queremos, justo e igualitário, com forte desenvolvimento econômico, sustentável e social”, disse. “São as políticas e os recursos públicos que garantem a continuidade e a evolução da educação e da ciência no Brasil. O diálogo é necessário até mesmo para que as nossas críticas e reivindicações sejam ouvidas.”

“Estamos em um momento em que precisamos de força política para fazer da ciência protagonista”, acrescentou o reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho.

No evento, o ministro Gilberto Kassab entregou a 36ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica à coordenadora do mestrado acadêmico em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luisa Massarani. Ela tem conferência marcada para a próxima terça-feira (5).

Reunião

Segundo a secretária-geral da SBPC, Claudia d’Avila-Levy, a 68a Reunião já tem 4.238 inscritos, 487 palestrantes, cerca de 400 monitores e 107 integrantes da comissão organizadora local. “Por enquanto, temos 5.232 participantes oficialmente cadastrados. Todos sabem que a nossa Reunião Anual é aberta e livre e que qualquer membro da comunidade pode transitar por aqui. Nós esperamos um público de 10 mil participantes ao longo da semana.”

Participaram da solenidade os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza; da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni; e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Roberto Curi.

Também compareceram os secretários-executivos do MCTIC, Elton Zacarias, e do Ministério da Integração Nacional, Emília Ribeiro; o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade; os secretários de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Antônio Viegas, e de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Bento Costa Lima Leite; e os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, e de Educação, Walter Pinheiro.

A lista inclui, ainda, os reitores das universidades estaduais de Feira de Santana (UEFS), Evandro do Nascimento Silva, e de Santa Cruz, Adélia Pinheiro; das universidades federais da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, do Oeste da Bahia (Ufob), Iracema Veloso, e do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Renato da Anunciação; o diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães; o superintendente da Fundação Conrado Wessel, José Caricati; e a cacique Maria das Dores, além dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA), Celso Pansera (PMDB-RJ), Jorge Solla (PT-BA) e Sibá Machado (PT-AC).

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu