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RORAIMA ACOLHE “II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA”

Realiza-se entre os dias 24 e 27 de agosto próximo, no Palácio Latife Salomão e em dependências da Universidade Federal de Roraima, o “II Seminário Nacional de educação Inclusiva: (in)Formando e (re)Construindo Redes de Conhecimento”, um evento promovido pela UFRR – Universidade Federal de Roraima e a FAA – Faculdade Atual da Amazônia, em parceria com o IFRR – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, CECOMP e AJURI, cujo principal objetivo é a construção de redes e articulações de discussões e intercâmbios de conhecimentos sobre a Educação Inclusiva no Brasil.

O seminário será focado na discussão dos processos envolvidos na formação dos professores – da Educação Infantil ao Ensino Superior -, a partir de um tema gerador: (In)Formando e (re) construindo redes de conhecimentos. Este tema foi escolhido por se considerar que o profissional da educação deve estar preparado para lidar com as situações novas e ambíguas, que permeiam o universo da escola e da sala de aula, mas sem desconsiderar que as condições objetivas interferem na condução qualitativa do trabalho pedagógico.

Como, também, a importância de sua atuação com comprometimento e luta em favor da justiça e inclusão social.

O evento será um espaço de divulgação, produção científica por meio de exposições de trabalhos, minicursos, mesas-redondas e oficinas pedagógicas sobre questões atuais que envolvem a educação, numa perspectiva inclusiva.

O “II Seminário Nacional de Educação Inclusiva” pretende discutir, refletir e reunir diferentes profissionais que pesquisam, trabalham e são envolvidos, direta ou indiretamente, com a dimensão da educação inclusiva, num processo dinâmico que se permita intervir na realidade, para transformá-la.

Objetivos:

1-Refletir sobre as práticas de Educação Inclusiva no Brasil, na região Norte e em Roraima, a partir de diferentes temas e discussões;

2-Analisar as propostas das políticas públicas referente à Educação Inclusiva;

3-Possibilitar a socialização de pesquisas e experiências educacionais sobre a Educação Inclusiva e seus diferentes focos de articulação teórica e metodológica;

4-Favorecer momentos de reflexão em relação a formação de professores, prática educacional inclusiva em âmbito da Educação Infantil ao Ensino Superior nos contextos sociais, culturais e políticos de interação dos sujeitos .
Carga Horária: 34horas
Temáticas de Discussões:

24/08: Eixo I – mesa de abertura – (Re)construindo saberes: pensar a prática inclusiva da Educação Infantil ao Ensino Superior;

25/08: Eixo II – Mesa-redonda – Formação de professores para a EducaçãoInclusiva: Desafios e perspectivas;

26/08: Eixo III – Mesa-redonda – Construindo redes de conhecimentos da Educação Básica ao Ensino Superior;

27/08: Eixo IV – Relatos de pesquisas na área da Educação Inclusiva e da Inclusão Social;
Eixos para inscrições de trabalhos:

Eixo 01 – Inclusão e Escola;

Eixo 02 – Inclusão e Políticas Públicas;

Eixo 03 – Educação Inclusiva e Formação de Professores;

Eixo 04 – Educação Inclusiva e prática pedagógica da Educação Infantil ao Ensino Superior;

Eixo 05 – Diferenças e Desafios Contemporâneos da Educação;

Mais Informações pelo telefone 95 – 3624-7300.

(Rui Sintra – Ass.Com)

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