Notícias PROIFES

“Relembrar as conquistas do passado é inspiração para lutar no presente”, afirma presidente do PROIFES sobre exposição

Durante todos os dias do Fórum Social Mundial, que se encerrou neste sábado, 17, a Galeria Sofia Olszewski Filha, localizada na sede da Apub Sindicato, recebeu a exposição “História do PROIFES em imagens”, que retoma a trajetória de 14 anos da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e dos seus sindicatos federados.

As fotos relembraram momentos icônicos para a Federação, como o ato no Congresso Nacional em 2006, o primeiro encontro nacional do PROIFES em 2005, as reuniões dos ex-presidentes com o ministro da educação Fernando Hadadd, além das manifestações contra a EC 95 e a participação da instituição na Conferência Nacional de Educação de 2014.

Para o atual presidente, Nilton Brandão, a exposição serve como motivação para enfrentar o atual momento de regresso que o país, e principalmente a educação, vive: “Relembrar as conquistas do passado é inspiração para lutar no presente. Ao recontar a história lembramos que ela foi feita por pessoas e que o PROIFES optou por fazer diferente, já que aqui são os sindicatos que escolhem, com autonomia, como farão parte dessa história”, afirmou.

Brandão também ressaltou a transformação do PROIFES de um fórum de professores para uma federação de sindicatos de professoras e professores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a partir de 2012, como um momento crucial para o fortalecimento das universidades e Institutos Federais.

A jornada dos sindicatos federados também ganhou amplo espaço na instalação, incluindo a Apub, que exibiu registros que vão desde a fundação da sua primeira sede, passando pelas manifestações com a participação do ex-presidente e diretor Joviniano Neto, a celebração dos 40 anos, até as manifestações deste ano contra as medidas voltadas para o desmonte da educação. Ainda este ano, a Apub vai comemorar os 50 anos de atuação com um congresso repleto de debates e atividades dedicadas a ressaltar as conquistas e desafios da instituição.

“A associação com o PROIFES é uma verdadeira união de forças e um momento importante para a Apub. Relembrar tudo o que já foi vencido serve como motivação para continuarmos unidos e fortes no momento atual”, sinalizou a presidenta da Apub e vice-presidenta do PROIFES, Luciene Fernandes.

Outros sindicatos federados, como a ADUFRGS, relembraram as manifestações contra a reforma previdenciária em 2003 e a favor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Já a ADURN retomou a greve contra a PEC 241, e o sucesso do ciclo de debates “Na trilha da democracia”, que teve entre os convidados a ex-presidente da república, Dilma Rousseff.

“É emocinante rever a trajetória e acompanhar o crescimento do PROIFES ao longo destes quase 15 anos”, afirmou Matilde Alzeni dos Santos (AdufsCar-Sindicato), e participante do PROIFES desde os tempos em que a entidade era um fórum de professores, sobre a exposição. “É uma honra poder lembrar estes momentos, ter participado, e pensar em todos as lutas e conquistas representadas por cada uma destas fotos, por cada um dos sindicatos do PROIFES hoje”, ressaltou Matilde.

O SINDIUTEC mostrou os registros da inauguração da nova sede, a participação no Fórum de Direitos Humanos e a fundação do sindicato, enquanto a Adufg revisitou a primeira greve docente nacional da região no início dos anos de 1980 e as manifestações atuais contra a reforma trabalhista e reforma da previdência.

Texto: Jordan Dafné

Fotos: Jordan Dafné e PROIFES/Divulgação

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu