Notícias PROIFES

PROIFES participa dos debates do 7º Congresso da Internacional da Educação

Entre os dias 21 e 26 de julho, o PROIFES (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) participará do 7º Congresso da Internacional da Educação (IE), em Otawa, no Canadá, que tem como tema “Unidos pela Qualidade da Educação – Educação melhor para um mundo melhor”.

O PROIFES estará representado pelo professor Nilton Brandão (Sindiedutec) que integra a comitiva de 110 delegados, 114 observadores e 5 convidados de 19 países latinoamericanos. No Brasil, além do PROIFES, também são filiados à IE na América Latina a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e a CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

No Congresso estarão cerca de 1800 participantes, além de 1 mil delegados, 700 observadores e 100 visitantes reunidos para trocar experiências com entidades de todo o mundo, enriquecendo o conteúdo do debate.

Neste domingo (19), começaram as atividades pré-congresso da Internacional da Educação com debates iniciais sobre direitos LGBT e dos indígenas, ambos sobre o tema “Unidos na Diversidade” voltados a traçar estratégias para inclusão das minorias e combate a todos os tipos de discriminação.

Nesta segunda-feira, ainda antecedendo os trabalhos do 7º Congresso, o Professor Nilton Brandão, delegado do PROIFES, participa do encontro sobre Educação Superior e das mesas e oficinas sobre o mesmo tema. Os participantes desse setor da educação farão um balanço das ações da IE desde o Congresso que aconteceu em Berlim (2007), assim como o planejamento das próximas ações, reforçando a cooperação e solidariedade entre as organizações membro da entidade.

Sobre o Congresso

O Congresso Mundial da IE é um evento que reúne representantes das mais de 400 entidades filiadas em todo o mundo. O Congresso vai aprovar as políticas e estratégias que a organização irá programar nos próximos quatro anos e debater as principais questões atuais que afetam as lutas por uma educação pública de qualidade para todos, nos cinco continentes. Durante o evento será realizada a eleição da diretoria para a gestão 2015/2019. Para saber mais, acesse o site do Congresso: http://www.ei-ie.org/congress7/en/

Com informações e fotos de Jordana Mercado.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu