AGÊNCIA PROIFES

Proifes participa do I Encontro do Fórum Nacional de Educação

Notícias PROIFES

Proifes participa do I Encontro do Fórum Nacional de Educação

O Ministério da Educação realiza até amanhã (19), em Brasília, o I Encontro do Fórum Nacional de Educação (FNE). O evento que reúne autoridades, especialistas, membros do Fórum, servidores e convidados tem como objetivo discutir o Projeto de Lei 8035/10 – que trata do Plano Nacional de Educação – atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Proifes, único representante dos docentes de Instituição Federal de Ensino Superior no FNE, esteve presente no primeiro dia do Encontro com os docentes Helder Machado Passos e Paulo Roberto Haidamus, respectivamente titular e suplente do Fórum, além do presidente do Proifes, Gil Vicente e das professoras Matilde dos Santos, Elenize Cristina Oliveira e Eloísa Pinto.

Na ocasião, os artigos, parágrafos, incisos, metas e estratégias do PNE, bem como as emendas apresentadas para o projeto foram distribuídas segundo o conteúdo dos seis eixos temáticos da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010). Para o professor Helder Passos, “o I Encontro tem extrema importância para que o FNE possa ter uma posição mais qualificada no diálogo com as casas legislativas que tem prerrogativa de aprovar o PNE”. Já para o suplente do Fórum, Paulo Haidamus, o Fórum representa a instância legítima e democrática de defesa da educação laica e de qualidade.

FNE

Vinculado ao Ministério da Educação, o Fórum tem a finalidade de coordenar as conferências nacionais de educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, além de promover as articulações necessárias entre os fóruns de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Além disso, o FNE tem como um dos principais objetivos a “participação da sociedade na formulação e no acompanhamento da política educacional”, como define a portaria nº 1.407, de 2010.

O Fórum é composto por 34 órgãos e entidades representativas de universidades, professores, estudantes, sindicatos, movimentos sociais e do empresariado. De caráter permanente, se reunirá a cada seis meses, preferencialmente no primeiro mês de cada semestre ou extraordinariamente, por convocação do seu coordenador, ou por requerimento da maioria dos seus membros.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu