Notícias PROIFES

PROIFES participa de reunião do Grupo de Trabalho do FNE que discute BNCC

imagem atualO Grupo de Trabalho Temporário (GTT) do Fórum Nacional da Educação (FNE) que estuda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) esteve reunido no dia 1 de março para finalizar o posicionamento em relação ao processo de construção do documento nacional. No encontro, o Diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, professor Gil Vicente Reis de Figueiredo,  falou sobre a análise elaborada pela Federação que aponta incongruências e falta de articulação entre as propostas de cada etapa, áreas de conhecimento e componentes curriculares.

De acordo com Gil Vicente, que coordenou os trabalhos no PROIFES, a BNCC pode vir a ser importante ferramenta para qualificar a educação e a democratização do acesso ao conhecimento. Contudo, reforça que a implantação da BNCC requer maior ênfase nas questões de gênero, étnico-raciais, entre outras, para abarcar as diversidades culturais nos mais diversos contextos escolares do país. “É necessário que este documento balizador esteja atento à pluralidade cultural em que as crianças estão inseridas. Há um contexto social que deve ser considerado e interfere diretamente no processo de aprendizagem”, concluiu.

As considerações do GTT foram apresentadas ao Pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE) que se reuniu pela primeira vez no ano no dia 03 de março, no Ministério da Educação, em Brasília. O Pleno também apreciou o documento propositivo para o debate ampliado sobre o Sistema Nacional de Educação, a entrada de novas entidades em sua composição, bem como a continuidade da estruturação do calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae 2018).

Já as discussões nas Comissões de Articulação, Mobilização e Infraestrutura e de Sistematização, Monitoramento e Avaliação, que sempre ocorrem antes do Pleno, foram realizadas na quarta-feira, dia 02.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu