Notícias PROIFES

PROIFES participa de primeiro encontro do Comitê Nacional de Educação

O primeiro encontro da coordenação do Comitê Nacional de Educação foi realizado nesta terça-feira (21), às 14h, na sede da Contee, em Brasília. O professor Flávio Silva (Adufg Sindicato), vice-presidente do PROIFES-Federação, participou da reunião.

Composto por representantes do PROIFES, Contee, CTB, CUT, Fasubra, CNTE, Ubes e UNE, o grupo discutiu os encaminhamentos da II Plenária Nacional (saiba mais) e construiu um manifesto nacional em defesa da educação pública.  O material será disponibilizado em breve na página da entidade.

Em linhas gerais, o documento prevê a educação como bem público, dever do Estado e direito de cada cidadão e cidadã; coloca-se contra o processo de abertura de impeachment, por entender que não há crime de responsabilidade; defende o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE); e cobra o fortalecimento do Fórum Nacional de Educação (FNE).

A próxima reunião da grupo será no dia 28, na CNTE, às 18h. A III Plenária será promovida no dia 30, no Sindsep-DF, das 09h às 14h.

Comitê

O Comitê Nacional de Educação, criado durante a II Plenária Nacional de Educação, é formado por entidades, movimentos, fóruns, redes e comissões e atuará nesse formato até a votação do impeachment. Em um segundo momento, e independente do resultado da votação, será transformado na “Frente Nacional em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade referenciada socialmente”.

Agenda do Comitê

25 de junho – Mobilização virtual em prol da educação

29 de junho – Ato em frente ao Ministério da Educação

20 e 21 de julho – Mobilização de fortalecimento do FNE

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu