Notícias PROIFES

PROIFES participa de posse da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes do Ceará

O PROIFES-Federação participou, na última sexta-feira, 26, da solenidade de posse da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes do Ceará (UEECE/LIVRE), entidade que representa os discentes de ensino superior do Ceará. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado, e contou com a presença de estudantes, representantes da educação e deputados cearenses. O PROIFES-Federação foi representado pelo diretor de ciência e tecnologia, Enio Pontes.

Em sua fala Pontes ressaltou os desafios da comunidade universitária frente ao atual cenário socioeconômico, e destacou o protagonismo histórico dos estudantes na luta pela liberdade, igualdade e democracia. “A comunidade acadêmica, tendo a frente os estudantes e docentes, sempre esteve na vanguarda das lutas democráticas em nosso país e, diante do complexo cenário atual, com um governo federal de viés negacionista e extremamente autoritário, somos novamente convocados à luta pelos ideais de liberdade e por uma educação progressista, inclusiva e socialmente referenciada”, afirmou o diretor do PROIFES.

Fundada na década de 40, a União Estadual dos Estudantes do Ceará atuou ativamente na criação da Universidade Cearense (UC), que posteriormente viria se tornar UFC. A entidade tem uma história de lutas contra o nazismo e o fascismo, tendo sido extinta durante o período da ditadura militar no Brasil, ressurgindo apenas em 2019. Tem como compromisso lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade, mobilizando os jovens na construção de um Ceará com educação para todos e todas. Entre suas bandeiras estão a defesa da educação pública, a redução das mensalidades das faculdades privadas e a vacinação dos estudantes e professores para um retorno seguro e gradual às aulas presenciais.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu