Notícias PROIFES

PROIFES participa de debate sobre salário, aposentadoria e representação na ADUFMS-Sindical

O Presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), participou de seminário sobre política salarial, aposentadoria e concepção sindical promovido pela ADUFMS-Sindical (Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), realizado no dia 23 deste mês, na sede da entidade em Campo Grande. O evento, que reuniu professores da UFMS e convidados, foi coordenado pelo Presidente do sindicato, José Carlos da Silva.

No início da palestra, Eduardo Rolim falou sobre a relação do PROIFES com as entidades filiadas.  “Cada sindicato é autônomo para decidir sua forma de atuação, sempre baseado no sentido democrático regional. Cada sindicato federado indica seu representante para integrar a diretoria”, informou.

Na sequência, o dirigente explicou aos presentes os motivos que culminaram na criação do PROIFES. “Viemos para atender os anseios dos professores das universidades e dos institutos federais brasileiros. Em 2004, decidimos pensar em uma nova forma de organização, uma alternativa mais democrática, que é pautada no diálogo”, afirmou.

A reunião também abordou a evolução das negociações salariais e de carreira da categoria. Por meio de números, Rolim mostrou o notório avanço desde a fundação do PROIFES. “Em 2015, os professores terão o melhor salário e o maior Vencimento Básico (VB) dos últimos 20 anos”, acrescentou.

Aos participantes, o presidente reforçou ainda a preocupação em esclarecer os professores sobre a adesão ou não à Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal). “O PROIFES foi a primeira entidade que começou a estudar o assunto. Não somos a favor dessa fundação, mas não queremos pecar pela omissão. Os professores precisam conhecer a proposta para decidir se vão aderir ou não, sendo que as opções dos professores que ingressaram após 2013 são muito pequenas se não aderirem”, explicou. Acesse a cartilha sobre previdência.

Os presentes receberam o folder institucional da entidade (para saber mais, clique aqui), que além de fornecer informações sobre os temas acima, também trata da atuação no FNE (Fórum Nacional) e no PNE (Plano Nacional da Educação) e da parceria com entidades estrangeiras, como a CONADU e a IE (Internacional da Educação).

Na última etapa do encontro, o professor respondeu a perguntas sobre representação sindical, metas de produtividade nas universidades e greve.

Para encerrar, o dirigente afirmou que a entidade deseja aprofundar a relação com a nova diretoria. “Espero que a ADUFMS tenha papel de protagonismo. Divergências contribuem com o nosso crescimento. Agradeço o espaço de debate aberto aqui hoje”, finalizou.

A conselheira do PROIFES, Maria Luiza Ambros von Holleben  (Presidente da ADUFRGS-Sindical) e o Presidente da ADUFG Sindicato, Flávio Alves Silva, também compuseram a mesa diretiva.  Em breve disponibilizaremos o vídeo da palestra.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu