Notícias PROIFES

PROIFES participa de audiência em defesa da Educação Básica das IFES

Contra a municipalização das Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais, o PROIFES –Federação estará presente em audiência pública pela defesa da Educação Básica nas Universidades, que acontece próximo dia 24 de setembro, às 10h, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O debate, proposto pelo Conselho dos Diretores das Escolas de Aplicação (CONDICAP) e da Associação Nacional das Unidades de Educação Infantil (ANUUFEI), com coordenação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) é uma resposta ao recente posicionamento das Secretarias de Educação Superior (Sesu) e Secretária da Educação Básica (SEB), ambas do Ministério da Educação, de municipalizar as Unidades de Educação Infantil, retirando-as das Universidades Federais.

Os Colégios de Aplicação são reconhecidos pelo seu ensino de qualidade, tendo como princípio a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Elas representam um contingente de 17 escolas vinculadas às universidades atendendo mais de cinco mil alunos nas diferentes modalidades de ensino.

A medida proposta pelo MEC, se concretizando, representaria a desconstrução de uma trajetória exitosa de colaboração científica, acadêmica e social da Educação Infantil na consolidação de uma Educação de qualidade, comprometendo, portanto, essa importante contribuição.

A Carta de Natal (Confira aqui), resultada do VIII Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação de Universidades Brasileiras (SICEA) realizado no mês de agosto em Natal – Rio Grande do Norte repudia o posicionamento da SESU/SEB-MEC manifestado no ofício entregue aos reitores das Universidades Federais.

A carta ressalta as unidades de Educação Infantil como “laboratórios” de inovações de práticas pedagógicas exitosas que são disseminadas para a rede pública de educação e de participação na formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil assim como de outros profissionais que se utilizam dos conhecimentos ali produzidos em seus diferentes campos, cumprindo uma importante função social e acadêmica.

A audiência pública realizada no dia 24 de setembro também tem como objetivo ressaltar a importância das escolas de aplicação e unidades de educação, assim como apresentar as demandas dessas unidades para o MEC, tendo em vista que desde 2011 se aguarda o encaminhamento por parte da Sesu das reivindicações apresentadas pelo CONDICAP E ANUUFEI infantil.

As escolas de aplicação se destacam pela qualificação do corpo docente e técnico atuando diretamente na educação das crianças; participando da formação de professores e desenvolvendo pesquisas acadêmicas em âmbito nacional e internacional, cujos resultados são socializados gerando novos conhecimentos que repercutem tanto no trabalho educativo desenvolvido nestas Unidades, quanto na Educação Infantil pública.

Entre os convidados estão o PROIFES-Federação, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as Secretarias de Educação Básica (SEB) e Superior (Sesu) do MEC, e o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação.

Confira o Folder de Divulgação.

Serviço:
Data: 24 de setembro de 2013
Horário: 10h
Local: Plenário 10 do anexo 3 da Câmara Federal. Brasília-DF.

Mécia Menescal
Assessora de Comunicação PROIFES-Federação
[email protected]
@proifesfederal

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu