Notícias PROIFES

PROIFES leva palestra sobre FUNPRESP a professores da UFRN

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, o PROIFES-Federação, em parceria com a ADURN-Sindicato, apresentará aos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) as regras de funcionamento do novo regime previdenciário, a Funpresp – Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

O Encontro realizado no auditório do Instituto Metrópole Digital, de 9h às 12h, contará com a presença da assessora jurídica do Sindicato, Andreia Munemassa, e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP). O palestrante será o professor e presidente da Federação, Eduardo Rolim de Oliveira, que buscará simplificar o entendimento sobre o atual modelo previdenciário, e estará disponível para esclarecer eventuais dúvidas.

Desde 2012, quando aprovada a Funpresp, os servidores contratados após 04/02/2013 só terão como valor de aposentadoria o teto do Regime Geral da Previdência Social, ou seja, R$ 4.390,24. Se quiserem receber mais, terão que contribuir para a previdência complementar. Por isto, para o presidente do PROIFES, é fundamental que os professores federais estejam informados sobre as atuais regras e cenários previdenciários. “As mudanças dificilmente serão revertidas e uma nova realidade se apresenta. Desta forma, é importante que os docentes não sejam surpreendidos e possam melhor se preparar para proteger suas aposentadorias”.

A presidente do ADURN-Sindicato, Ângela Ferreira, chama atenção sobre a importância de debater as novas regras, que cria uma divisão interna da categoria, além de promover a retirada da aposentadoria integral, direito histórico dos servidores públicos, criando insegurança sobre o futuro. “A questão é importante para todos os professores: ingressos antes de 2004, admitidos entre 2004 e 1º de fevereiro de 2013 e os que ingressarão a partir de agora”, ressalta Ângela Ferreira.

Para esclarecer dúvidas sobre o impacto causado em cada um das três últimas reformas na previdência, o PROIFES elaborou uma cartilha detalhada sobre o tema para informar aos professores federais sobre as atuais regras e cenários previdenciários. O material está disponível no SITE da Federação

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu