Notícias PROIFES

PROIFES indicará que professores votem a favor da Proposta do Governo

O Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação decidiu há pouco, por unanimidade, pela aceitação da nova proposta de reestruturação das carreiras dos professores de Universidades e Institutos Federais, apresentada ontem (25) a noite pelo governo.

O Conselho indicou aos sindicatos que façam amplas consultas de abrangência nacional durante os dias 27 de julho e 01 de agosto, e que os professores votem favoravelmente à nova proposta para assinatura de acordo. Se assim for decidido pelos docentes, a orientação é que a greve seja encerrada.

A categoria é uma das poucas que receberam sinalização por parte do governo para reajuste salarial e reestruturação da carreira. Segundo o Proifes, houve avanço no processo negocial com a aceitação de 15 pontos considerados inaceitáveis na proposta anterior. “Mostramos ao governo a importância de uma carreira atrativa para novos docentes e valorizada tanto para os que estão na ativa, quanto aos aposentados”, disse Eduardo Rolim, presidente da Federação.

Entre os pontos citados por Eduardo Rolim, estava a garantia de que nenhum professor recebesse um reajuste inferior a 25%. Para atender a demanda, o governo teve que ampliar os recursos de 3,92 para 4,2bilhões. Os Ministérios da Educação e do Planejamento retiraram os pontos que feriam a autonomia universitária, anteciparam para março o pagamento dos reajustes anuais, e retiram as barreiras para progressão no Magistério Superior e no Ensino Básico, Técnico, e Tecnológico.

A posição do Conselho Deliberativo para a aceitação da nova proposta também reflete uma preocupação com o prazo de até 31 de agosto para que o governo envie Projeto de Lei ao Congresso Nacional. Do contrário não haverá reajuste em 2013 e todos os avanços da negociação iniciada em setembro do ano passado sejam desconsiderados.

O veredicto sobre a aceitação ou rejeição da proposta do governo, por parte dos docentes, será apresentada no dia 1º de agosto, quarta feira, às 21h.

Mécia Menescal
Assessora de Comunicação
Proifes – Federação
(61) 9254-9269

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu