Notícias PROIFES

PROIFES-FÓRUM agora é PROIFES-FEDERAÇÃO

Desde o 01 de janeiro de 2012, o Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior, transformou-se, por decisão dos seus associados, no PROIFES-Federação: Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior, entidade federativa de caráter sindical com abrangência em todo território nacional, à qual está filiado um grande número de sindicatos de professores do ensino superior público federal de todo Brasil.

A demanda partiu dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior – filiados ao Proifes – que almejavam uma organização sindical com princípios de soberania, pluralidade, descentralização, independência e democracia. A atual Federação é um forte instrumento de articulação sindical, e teve suas atividades iniciadas em primeiro de janeiro de 2012.

A proposta de Estatuto para a Federação foi discutida democraticamente no VII Encontro do Proifes e o texto final foi aprovado em reunião do Conselho Deliberativo, instância máxima do Proifes-Federação, no dia 07 de dezembro passado. O Estatuto continuará em permanente processo de atualização até o ano de 2014, período no qual muitas entidades deverão ingressar na entidade, e contribuir para as discussões em curso.

A estrutura diretiva é composta por duas instâncias: Diretoria Executiva, formada por um representante de cada sindicato federado, e Conselho Deliberativo, composto de forma proporcional ao número de sindicalizados em cada entidade de base.

Na atual gestão, considerando as duas instâncias, a Adurgs- Sindical tem quatro representantes. A Adufc-Sindicato, Adufg-Sindicato, Adurn-Sindicato e Apub-Sindicato possuem três. A Adufscar-Sindicato, dois, e o Proifes-Sindicato, Sindiedutec e Adufms-Sindical, um representante.

A nova Diretoria Executiva, com mandato até 31 de dezembro de 2014 é formada por:

Presidente: Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical); Vice Presidente: Fernando Amorim (PROIFES-Sindicato); Secretário: Paulo Roberto Haidamus (ADUFMS-Sindical); 2º Secretário: João Batista de Deus (ADUFG-Sindicato); Tesoureiro: Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar-Sindicato); 2º Tesoureiro: Marcelino Pequeno (ADUFC-Sindicato); Diretor de Comunicação: Francisco Wellington Duarte (ADURN-Sindicato); Diretora de Aposentadoria e Previdência: Silvia Lucia Ferreira (APUB-Sindicato); Diretora de Assuntos Educacionais do Magistério Superior: Silvia Lucia Ferreira (APUB-Sindicato); Diretor de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Nilton Brandão (SINDIEDUTEC); Diretor de Assuntos Jurídicos: Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical); Diretor de Assuntos Sindicais: Paulo Roberto Haidamus (ADUFMS-Sindical); Diretor de Relações Internacionais: Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindicato).

Assim, todos os compromissos e funções do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior passam a ser assinados pelo PROIFES – Federação.

Mécia Menescal
Assessora de Comunicação
Proifes – Federação
comunicaçã[email protected]

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu