Notícias PROIFES

PROIFES-Federação visita Reitora da UFMS

Representantes do PROIFES-Federação e a Reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria Oliveira, reuniram-se no dia 23 deste mês para tratar assuntos de interesse dos professores das universidades federais. O objetivo do encontro foi apresentar à Reitora as principais iniciativas da entidade, em especial o anteprojeto de Lei Orgânica para as Universidades e Institutos Federais que o PROIFES aprovou no X Encontro Nacional.

Primeiro, o Presidente Eduardo Rolim de Oliveira entregou à Prof ª Célia Maria o folder institucional da Federação. “Nele, explicamos porque criamos o PROIFES, pontuamos a evolução de carreiras e salários e citamos ações importantes, como a nossa participação no FNE (Fórum Nacional da Educação) e no PNE (Plano Nacional da Educação)”, contextualizou o dirigente.

A Reitora também recebeu o “Manifesto: A Educação tem que ser compromisso prioritário”, produzido na Plenária Nacional da Educação, movimento que reuniu grandes entidades, inclusive o PROIFES, que juntas representam mais de três milhões de trabalhadores, para a construção de um documento unificado com as urgências do setor – confira matéria sobre o assunto.

Além disso, o professor também apresentou duas deliberações aprovadas pelos delegados do X Encontro Nacional e pelos integrantes do Conselho Deliberativo do PROIFES. A primeira é a proposta de carreira e salários para 2016-2018. Para saber sobre os detalhes do documento, clique aqui.

A segunda é o “Anteprojeto de Lei: Autonomia das Universidades e Institutos Federais”. Trata-se de uma determinação legal de como deve ser entendida a autonomia universitária. Nesse contexto, a universidade federal passa a ser uma pessoa jurídica do direito público, dotada de capacidade de autonormação e autogestão. O texto é baseado nos eixos didático-científico, administrativo, financeiro e patrimonial. “Defendemos a construção do Conselho Interuniversitário Federal, órgão que irá definir a distribuição da matriz orçamentária e será a instância de avaliação e controle das IFES, com participação da sociedade”, afirmou Rolim. Leia o texto na íntegra!

Após ouvir a explanação do professor, a Reitora disse que irá analisar cuidadosamente cada um dos documentos para repassar as informações aos professores da UFMS, aproveitou para elogiar as iniciativas do PROIFES e disse que considera que estes temas apresentados são fundamentais na vida das Universidades e dos professores. Igualmente traçou um panorama de sua instituição, que é multicampi e relatou iniciativas que vêm sendo tomadas no sentido do desenvolvimento da UFMS.

Na reunião também estavam presentes a conselheira do PROIFES, Maria Luiza Ambros von Holleben  (Presidente da ADUFRGS-Sindical) e o Presidente da ADUFG-Sindicato, Flávio Alves Silva.

Outro tema que os professores debateram foi a questão da aposentadoria dos novos professores e o Presidente do PROIFES apresentou à Reitora a Cartilha que a entidade preparou, com informações e orientações sobre o Tema (veja aqui o texto integral), e tanto os representantes do PROIFES quanto a Reitora concordaram da importância do assunto e então a Profª Célia convidou o Presidente do PROIFES-Federação a ministrar uma Palestra na UFMS, para orientação dos professores e técnicos. O convite foi aceito e a data será definida pela Reitora nos próximos dias.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu