AGÊNCIA PROIFES

PROIFES-Federação realiza II Seminário da Carreira EBTT

Nos dias 17 a 19 de novembro, Porto Alegre – RS, será palco do II Seminário da Carreira EBTT – Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais Públicas de Ensino, organizado pelo PROIFES-Federação. O evento reunirá professoras, professores e especialistas para discutir “Os desafios da carreira do EBTT no cenário pós-pandemia” e aprovar eixos de lutas a serem incorporados na agenda da Federação para o ano de 2023.

Estruturado em cinco mesas de debates, além de roda de diálogos e conferências de abertura e de encerramento, o encontro abordará temas como: Políticas de Valorização da Carreira EBTT; Contexto político, pedagógico e saúde dos docentes do EBTT na pandemia; Novo regime de aposentadoria e Funpresp: efeitos para os servidores públicos; Jornada e condições de trabalho (Ponto eletrônico, gestão do tempos e locais de exercício docente, portaria 983, IN2 do ME); Valorização profissional (Manter a isonomia salarial com MS; decreto 1590; RSC; usufruto de licenças, incentivos à qualificação); A carreira do EBTT e os desafios da educação.

Para Reginaldo Soeiro, diretor de assuntos educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT, do PROIFES – Federação, o seminário foi pensado com muita atenção para ser um espaço de debates e formulação de propostas de valorização da carreira do EBTT. “O PROIFES-Federação entende a importância da carreira do EBTT e cria as condições para que tenhamos a formação necessária para fazermos a defesa desta carreira. O II Seminário será um espaço privilegiado para discutirmos de que forma podemos atender melhor aos interesses da sociedade por meio do trabalho que desenvolvemos”, opinou.

Confira a programação abaixo:

Para saber mais

A Carreira do EBTT foi criada pela Lei 11.784 de 22 de setembro de 2008 e reestruturada pela Lei 12.772 de 28 de dezembro de 2012. Atualmente, em torno de 50 mil docentes fazem parte da carreira, distribuídos nos 39 institutos federais (os 670 Campi); 24 escolas de aplicação das universidades; 14 escolas militares; o colégio Pedro II; 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET-RJ e CEFET-MG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A carreira do EBTT possui isonomia com o Magistério Superior, entretanto vem sofrendo duros golpes pelo governo Bolsonaro através de portarias e decretos que visam comprometer a atividade de ensino, pesquisa e extensão e a quebra da isonomia entre as duas carreiras federais – EBTT e MS.

Serviço
II Seminário da Carreira EBTT
17 a 19 de novembro de 2022
Sede da ADUFRGS-Sindical
Rua Barão do Amazonas, 1581 – Jardim Botânico, Porto Alegre – RS, 90670-005

Tags:

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu