Notícias PROIFES

PROIFES-Federação realiza hoje em João Pessoa a Conferência Livre da CONAE 2014

Os rumos da educação nacional para os próximos dez anos serão discutidos em João Pessoa, no próximo dia 12 de agosto, por especialistas, gestores, estudantes, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais, e todos àqueles que almejam um ensino de qualidade no Brasil.

A Conferência Livre realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e promovida pelo PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior visa fomentar o debate regional para as proposições norteiam à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014). Serão abordados eixos temáticos da CONAE 2014 que tratam, entre outros, da gestão democrática, da justiça social, da qualidade, da valorização do profissional e do financiamento da educação.

Para o coordenador nacional da CONAE, Francisco Chagas, “as Conferências Livres têm uma importância significativa no processo de preparação para CONAE 2014, pois podem alargar para mais participação, além das etapas municipais e estaduais, com discussão dos temas e propostas que estão em debate em torno do debate central da Conferência Nacional de Educação”.

Aberto ao público, o evento acontece paralelamente ao 9º Encontro Nacional do PROIFES-Federação, realizado de 12 a 16 de agosto, no Hotel Tropical Tambaú, onde serão discutidas, além da CONAE, a educação no Brasil, América Latina e Caribe; autonomia universitária; questões pendentes e perspectivas futuras da carreira docente; além da Previdência complementar e organização sindical.

A professora Margareth Diniz, Reitora da UFPB, reconhece a oportunidade e a relevância dos temas que serão abordados no evento e garantiu sua participação na abertura. “É uma oportunidade ímpar para que possamos discutir com profundidade problemas emergentes de nossa classe”, afirmou.

O presidente do PROIFES, Eduardo Rolim de Oliveira ressalta a importância da discussão que norteará os rumos da educação no País. “Temos que construir a educação de qualidade que almejamos. E para isto, é necessário participarmos do processo democrático e assegurar a voz da sociedade nas decisões futuras”, concluiu.

Para quem não puder participar presencialmente, a Conferência Livre também poderá ser acompanhada online pelo site do PROIFES, e os debates continuarão nas redes sociais da CONAE 2014 por tópicos abertos pela Federação.

CONAE 2014

A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A segunda edição da Conferência Nacional será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central o Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Este Plano prevê diretriz e metas para a educação aos próximos dez anos.

PROIFES-FEDERAÇÃO

A Federação, representante dos docentes de Instituições de Ensino Superior foi a entidade que garantiu o reajuste salarial dos professores e deu início a reestruturação das carreiras do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) ao assinar, no ano passado, o acordo com governo federal. A ação, respaldada pelos docentes, deu início ao fim das greves nas Instituições de Ensino. Os acordos assinados permitiram a valorização salarial dos professores, a reestruturação e equiparação das duas carreiras (MS e EBTT) e a recuperação da paridade entre ativos e aposentados.

Serviço:
Conferência Livre de Educação
Data: 12 de agosto, às 09h
Local: Auditório da Reitoria, campos I, Universidade Federal da Paraíba
Endereço: Cidade Universitária, João Pessoa-PB

Mécia Menescal – Assessora de Comunicação do PROIFES-Federação
[email protected] – (61) 9254-9269
@proifesfederal

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu