Notícias PROIFES

PROIFES-Federação promove encontro nacional sobre aposentadoria

Nos dias 20, 21 e 22 deste mês, o PROIFES-Federação promoverá o “Encontro Nacional sobre Assuntos de Aposentadoria”. O evento será realizado em Goiânia e tem o apoio da Adufg Sindicato, entidade filiada à Federação.

A reunião terá dois eixos de debate: luta contra a perda dos direitos dos aposentados e a compreensão da atual forma de aposentadoria dos servidores públicos federais. “Estes temas são essenciais na agenda 2016 da entidade e de todos os sindicatos federados”, pontuou o Diretor de Aposentadoria e Previdência, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC- PR).

Além disso, os presentes irão tratar aspectos psicológicos da aposentadoria, presença do aposentado na vida sindical, o capital intelectual do aposentado e previdência pública e privada.

Aposentadoria, uma das prioridades do PROIFES

Nos últimos anos, o PROIFES consagrou-se como uma das entidades que mais debateu e apresentou estudos sobre a nova realidade dos servidores públicos federais no que diz respeito à aposentadoria. Para esclarecer as dúvidas dos professores das Universidades e dos Institutos Federais, a federação produziu uma cartilha detalhada sobre as atuais regras e cenários previdenciários. Acesse aqui o material

O trabalho de orientação da entidade é focado, principalmente, nos jovens docentes que ingressaram a partir de 04/02/2013 e que têm teto do INSS de R$ 4.663,75. O grupo não tem direito à aposentadoria integral e paritária. “Estes professores têm muito a perder em função da escolha de aderir ou não à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). Assim sendo, quanto mais se informarem, mais adequada será a decisão, afirmou o presidente da PROIFES”, Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical).

Vale lembrar que presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou dispositivo legal que torna automática a adesão à fundação, que pode ser cancelada pelo servidor em até 90 dias.

Posição da entidade

O PROIFES tem posição sólida contra as mudanças na aposentadoria dos servidores, que sempre foram para pior. A Federação tem lutado e lutará pela previdência pública, com aposentadoria integral e solidariedade geracional. Entretanto, avalia que as reformas constitucionais aprovadas dificilmente serão revertidas e, por isso, investe na informação para que os professores não sejam surpreendidos pelas mudanças e possam se preparar para proteger suas aposentadorias.

 

Confira abaixo a agenda do encontro:

– Dia 20

Abertura

1° Reunião: Desafios para a defesa dos direitos dos aposentados

2° Reunião: Discussão sobre FUNPRESP

Noite: III Sarau da 5° Exposição de Arte e Artesanato dos Professores Aposentados da Adufg

 

– Dia 21

3° Reunião: Aspectos psicológicos da aposentadoria

4° Reunião: Presença do aposentado na vida sindical

5° Reunião: O capital intelectual do aposentado e sua utilização

6° Reunião: Previdência Privada/Pública

 

– Dia 22

Dia de confraternização

Acesse aqui a programação completa

 

 

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu