Notícias PROIFES

PROIFES-Federação participa de encontro do FNE

O Diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, professor Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindicato), marcou presença em reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE), realizada nos dias 07 e 08, no auditório do St. Peter Hotel, em Brasília.

Composto por 35 entidades da sociedade civil e do poder público, o FNE tem como objetivo principal participar da concepção, da implantação e da avaliação da política nacional de educação. O PROIFES é a única representação dos professores do ensino superior federal que integra o fórum.

No dia 07, pela manhã, reuniram-se, em separado, a Comissão de Sistematização e Monitoramento e a Comissão de Mobilização e Divulgação, da qual a federação faz parte. À tarde, as propostas sugeridas por elas foram debatidas no Pleno do FNE por todos os membros. Já no dia 8 ocorreu o 5º Encontro do FNE com os Fóruns Estaduais de Educação (FEEs).

Os dois dias foram marcados pela aprovação e apresentação do novo regimento interno. O documento incorporou sugestões dos membros e adequou-se à Lei 13005/2014 do Plano Nacional de Educação (PNE), que traz novas atribuições ao FNE. O regimento estará disponível na página oficial do Fórum em breve.

Ao longo dos debates foi questionada a participação do fórum nos processos de monitoramento contínuo da execução do PNE. Para solucionar a questão, o Pleno decidiu encaminhar um requerimento ao Ministro da Educação (MEC), Henrique Paim, que solicita a assessoria técnica do ministério nesse acompanhamento.

Ainda sobre o PNE, o grupo aprovou 24ª Nota Pública, que parabeniza a maturidade alcançada pela democracia brasileira com a aprovação do plano.

Vale citar também que os representantes dos FEEs, depois de participarem das discussões sobre a pauta geral, fizeram breve relato sobre a situação dos estados e de seus respectivos municípios. Na oportunidade, a Comissão de Mobilização e Divulgação sugeriu a promoção de encontros com os fóruns municipais, para que haja maior engajamento.

Em relação à Conae 2014 (Conferência Nacional de Educação), o MEC informou aos presentes a necessidade de substituição/atualização das listas de delegados.

Dentre as falas sobre a Conae 2014 é importante citar a intervenção do professor Gil Vicente Reis de Figueiredo, que afirmou ser fundamental repensar os debates que aí se darão, redimensionando-os à luz da aprovação do PNE, já ocorrida, e dos desafios que se impõe enfrentar e equacionar, para que a implantação do Plano se dê nos marcos da construção de uma educação universal e de qualidade, acessível a toda a população brasileira.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu