AGÊNCIA PROIFES

PROIFES-Federação no FSM 2018: vídeos, textos e imagens

Notícias PROIFES

PROIFES-Federação no FSM 2018: vídeos, textos e imagens

De 13 a 17 de março o PROIFES-Federação participou da 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) 2018, realizado em Salvador (BA), com o lema Resistir é Criar, Resistir é Transformar. O Fórum recebeu mais de 60 mil pessoas de 120 países para a participação em 1,6 mil atividades, concentradas no campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de outros espaços oficiais, dentre eles o APUB, sindicato federado ao PROIFES.

Com uma delegação de mais de 80 representantes e dirigentes sindicais, o PROIFES-Federação participou intensamente do Fórum, e marcou presença propondo 13 atividades entre debates, rodas de conversa, palestras, mesas, além da participação em manifestações culturais, marchas e intervenções sobre os mais diferentes temas, com especial foco nas relações das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a democracia.

A programação do PROIFES no FSM envolveu atividades na APUB, na Tenda da CUT, na UFBA, e eventos de rua, além da presença e participação em debates e mesas propostos por diferentes entidades que atuam no setor progressista e no segmento de educação brasileiros.

A comunicação das atividades do PROIFES e sindicatos federados foi realizada de maneira compartilhada e colaborativa. O ADURN-Sindicato produziu, ao longo do Fórum, uma série de vídeos, capturando imagens e áudios do clima de resistência e da participação do PROIFES no FSM:

 

Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial 2018

Programa ADURN TV 124 – Marcha de abertura do FSM 2018

FSM 2018: Assembleia Mundial de Mulheres

Além dos vídeos, foram produzidas de maneira compartilhada uma série de matérias, publicadas no site do PROIFES e dos sindicatos federados, além de centenas de fotos e posts publicados em redes sociais como Twitter, Instagram e Flickr, e transmissão de vídeos ao vivo pelo Facebook.

PROIFES-Federação marca presença com dia intenso de atividades no FSM 2018

PROIFES debate Reforma do Ensino Médio e questões de gênero na manhã do segundo dia do FSM 2018

FSM: professores planejam carta aberta em defesa das políticas de formação docente

“Por que a calçada é mais atraente para a travesti do que a sala de aula?”, questiona professora no FSM 2018

#MariellePresente

No FSM 2018, entidades debatem a educação em tempos de retrocesso e privatização

AMARU quer envolver a sociedade e a Universidade no combate a violações de direitos pela mídia

No FSM, assembleia ratifica defesa da democracia e homenageia Marielle Franco

FSM: Participação social é defendida em Conferência Livre da Conape

Não podemos nos calar

Assembleia Mundial das Mulheres foi atividade exclusiva do Fórum nesta manhã

FSM: PROIFES e Apub organizam debate sobre a Previdência

PROIFES debate ciência, tecnologia e soberania com Requião e Pansera no FSM 2018

Debate Universidade e Democracia encerra participação do PROIFES e Apub no Fórum Social Mundial

História do PROIFES

Durante os cinco dias do Fórum, o PROIFES realizou também, na Galeria Sofia Olszewski Filha, localizada na sede da Apub Sindicato, a exposição “História do PROIFES em imagens”, que retoma a trajetória de 14 anos da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e dos seus sindicatos federados.

As fotos relembraram momentos icônicos para a Federação, como o ato no Congresso Nacional em 2006, o primeiro encontro nacional do PROIFES em 2005, as reuniões dos ex-presidentes com o ministro da educação Fernando Hadadd, além das manifestações contra a EC 95 e a participação da instituição na Conferência Nacional de Educação de 2014.

Para o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (Sindiedutec-PR), a intensidade e qualidade da participação do PROIFES no FSM “demonstra o compromisso da Federação com a ampliação do debate e do campo progressista de ideias, propondo questões em uma diversidade de temas relacionados direta ou indiretamente com a universidade e Institutos Federais e a democratização do acesso ao ensino público, bem como o foco nas questões de gênero, inclusão de populações negras e LGBTTQ, e outros campos e segmentos ainda sub-representados nas IFES, mas debatidos intensamente pelo PROIFES no FSM e em outras esferas”.

Veja mais imagens e textos nos sites e redes dos sindicatos federados e do PROIFES-Federação.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu