Notícias PROIFES

PROIFES-Federação é apresentado a servidores do Instituto Federal de Goiás

Fonte: Ascom-ADUFG

Servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram nesta terça, 15, de Assembleia Geral convocada pelo Sintef (Sindicato dos Servidores em Instituições Federais de Educação Tecnológica no Município de Goiânia).

Como principal ponto de pauta, foi debatida a relação do Sintef com o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). O professor Nilton Brandão, vice-presidente do PROIFES-Federação, fez uma exposição sobre a organização, princípios e funcionamento da Federação, bem como enfatizou a atuação da entidade na defesa dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), que culminou, no ano passado, na equiparação da carreira e dos salários dos EBTTs com os docentes ligados ao Magistério Superior (MS), antiga reivindicação da categoria.

O convite para que o PROIFES-Federação participasse da Assembleia Geral no IFG partiu da professora Oyama Daroszewski Rodrigues, Coordenadora Geral do Sintef. Os professores presentes aprovaram que o Sintef vai convocar um congresso para deliberar a respeito de sua organização sindical, conforme estabelece o estatuto da entidade.

De acordo com o professor Nilton Brandão, o debate promovido pela diretoria do Sintef é legítimo e democrático, já que os docentes têm liberdade para discutir e deliberar acerca de qual entidade nacional querem se vincular. O próprio PROIFES, lembra Brandão, surgiu do descontentamento de professores de inúmeras IFES com a atuação de entidades nacionais, cujos sindicatos deliberaram por uma atuação independente nas bases, dentro do espírito federativo, formando o PROIFES-Fórum que, posteriormente, deu origem ao PROIFES-Federação.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu