Notícias PROIFES

PROIFES e entidades da Educação discutem Movimento Pedagógico Latino-Americano em Encontro da Internacional da Educação (IEAL)

Entidades representativas da Educação do Brasil e da América Latina estarão reunidas entre os dias 19 e 21 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), para o II Encontro Regional da IEAL: ‘Hacia um Movimiento Pedagógico Latinoamericano’. O evento da entidade que representa na América Latina as principais entidades que atuam pelas causas dos professores e trabalhadores da Educação, celebra também o nascimento de Paulo Freire, um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.

No Brasil, são filiadas à IEAL o PROIFES-Federação, que representa os professores federais, a CNTE, representante dos profissionais da educação básica pública e a CONTEE, que congrega aos docentes das redes privadas. As três entidades receberão para o grande evento internacional – que discutirá os principais temas da educação no continente – as demais entidades representativas da educação dos países da América do Sul, América Central e Caribe, dando continuidade aos debates do I Encontro, ocorrido em 2011 na capital colombiana.

O evento versará sobre 10 eixos temáticos: O movimento pedagógico Latino-Americano: características e perspectivas; Educação pública e Justiça Social; O papel do Estado na garantia do direito social para uma educação pública com qualidade, integral; Qualidade da educação e avaliação do processo educativo; Gestão Democrática; Currículo; Democratização acesso e permanência; Formação e valorização dos trabalhadores da educação; Financiamento da educação e controle social e, por fim, Educação Superior. Confira a programação completa e veja também o Documento Preliminar do Encontro.

O PROIFES-Federação terá como palestrante no tema Financiamento da Educação seu Diretor de Relações Internacionais, Prof. Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar, Sindical), assim como seu Presidente, Prof. Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical) que coordenará o eixo da Educação Superior.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu