Notícias PROIFES

PROIFES e CONIF discutem andamento da negociação salarial 2015

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) recebeu o PROIFES-Federação nesta quarta-feira (1), em Brasília. Os dirigentes das entidades conversaram sobre o andamento da negociação salarial dos professores das universidades e dos institutos federais.

O PROIFES foi representado pelo Presidente Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), pela Diretora de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Gilka Silva Pimentel (ADURN-Sindicato), e pelo Diretor de Assuntos Sindicais, Valdemir Alves Junior (PROIFES-Sindicato). Pelo CONIF estavam o Presidente Belchior de Oliveira Rocha, o Diretor Financeiro, José Bispo Barbosa, e o Diretor Administrativo, Jerônimo Rodrigues da Silva.

No início da reunião, Eduardo Rolim apresentou aos presentes o histórico, as bandeiras e a organização sindical do PROIFES, por meio do folder institucional e das cartilhas da aposentadoria e do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

Após esse primeiro momento, o Presidente da federação fez uma análise da atual fase da negociação salarial com o governo. O docente pediu apoio ao CONIF para abertura da mesa de negociação setorial, já que até o momento o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) apresentou proposta para o conjunto dos servidores federais, sem considerar as categorias específicas.

Em resposta, Belchior afirmou aos dirigentes do PROIFES que reconhece a importância das negociações e que o CONIF já se manifestou e continuará o fazendo com que o Ministério da Educação para acelerar o processo.

Os representantes do PROIFES ainda detalharam aos reitores a pauta de reivindicações da entidade destacando-se os temas relativos à carreira do EBTT que inclui, entre outros, a extensão do RSC para aposentados, regra de transição que compense os professores pela mudança de interstício de 18 para 24 meses, bem como a dispensa de controle de frequência em isonomia com os professores da carreira do Magistério Superior. Finalmente, o PROIFES solicitou ao CONIF apoio para que as instituições que ainda não fizeram seus regulamentos para o RSC o façam.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu