Notícias PROIFES

Proifes e Andifes estiveram reunidos nesta quinta-feira

Representado pelo presidente, Eduardo Rolim de Oliveira, diretores Nilton Brandão e Gil Vicente, além do assessor parlamentar, Vilmar Locatelli, o Proifes-Federação conversou na manhã de hoje (22) com o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), João Luiz Martins, além do Secretário Executivo, Gustavo Balduino e dos reitores das Universidades Federal do Pará (UFPA) e de Alfenas (UNIFAL), Minas Gerais.

Em conversa receptiva, o professor Gil Vicente apresentou alguns pontos principais da proposta de carreira do Proifes-Feferação, como adequar a carreira ao tempo atual, tornando-a atrativa e estimulante aos novos docentes, porém, que reenquadre positivamente os aposentados; a correção das atuais distorções, que prejudicam os servidores da ativa; a não unificação da carreira de MS e EBTT, para que seja respeitado as especificidades de cada uma; e que a progressão na carreira seja também por outros méritos acadêmicos, e não somente por titulação.

Sobre a estruturação da carreira, o Proifes-Federação mostrou seu posicionamento favorável à equiparação de carreira com a de Ciência e Tecnologia, mas também de aumentar o piso salarial, sendo contrário à proposta apresentada pelo MPOG de criar mais uma classe acima, sem aumentar o piso.

As entidades também conversaram, entre outros assuntos, sobre o PL 2134 e sobre o PL 2203, bem como sobre a flexibilização dos termos da dedicação exclusiva, autonomia universitária. O presidente da Andifes elogiou o trabalho que o Proifes tem realizado, atuando com problemas estruturais da carreira docente e considerou o encontro positivo. Como resultado, as entidades buscarão diálogos produtivos, construtivos e permanentes com foco na qualidade da educação brasileira.

Mécia Menescal
Assessora de Comunicação
Proifes – Federação

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu