Notícias PROIFES

PROIFES debate Educação Superior no Congresso Mundial de Educação em Ottawa, Canadá

Além da cerimônia oficial de abertura do 7º Congresso da Internacional da Educação (IE), o dia 21 foi marcado por debates sobre o tema mulheres, tratando sobre o  empoderamento e protagonismo das mesmas para o avanço mundial das políticas públicas em educação.

Também numa das agendas que antecedeu o início do Congresso, delegados e delegadas representantes do Ensino Superior se reuniram a convite da CAUT (Associação Canadense de Professores Universitários) para uma reunião de trabalho, em que o PROIFES participou. Os presentes puderam compartilhar experiências e os principais desafios enfrentados pelos sindicatos diante da precarização dos contratos de trabalho que regem as relações no âmbito educacional.

Apesar das grandes diferenças entre a experiência brasileira e da maioria dos demais países, especialmente os da América do Norte e Europa, essa questão representa um limitador na agenda dos Sindicatos e deve ser amplamente trabalhada nos próximos anos.

Encerrando a programação, a cerimônia de abertura do 7º Congresso foi o grande momento do dia, em que diversas autoridades deram as boas vindas aos mais de 900 delegados e delegadas presentes na solenidade.

Ao fazer seu discurso inaugural, Susan Hopgood, mencionou aquelas que devem ser as principais diretrizes de atuação da entidade para o próximo exercício “exploração de crianças e do futuro dos nossos países através da comercialização da educação: esse é o capitalismo sendo o que de pior sabe ser. É hora de dizer não às políticas destrutivas que tentam deter o avanço da educação pública de qualidade para todos e todas”, conclui a presidenta mundial da IE.

Sobre o Congresso

O Congresso Mundial da IE é um evento que reúne representantes das mais de 400 entidades filiadas em todo o mundo. A sétima edição está sendo realizada em Ottawa, no Canadá, entre os dias 19 (pré-congresso até dia 21) e 26 de julho. O Congresso vai aprovar as políticas e estratégias que a organização irá programar nos próximos quatro anos e debater as principais questões atuais que afetam as lutas por uma educação pública de qualidade para todos, nos cinco continentes. Durante o evento será realizada a eleição da diretoria para a gestão 2015/2019.

Com informações e fotos de Jordana Mercado.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu