Notícias PROIFES

Proifes articula parceria com MCT para criação do Instituto de Pesquisa em Educação

Com o objetivo de envolver toda a sociedade na criação de políticas públicas para a Educação, o Proifes criará ainda este ano o Instituto de Pesquisa em Educação. Para divulgar o projeto e garantir parcerias, dirigentes da Entidade e da ADURN se reuniram nessa quarta-feira (9) com o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota.

Durante o encontro, os dirigentes sindicais explicaram que o Instituto será um “catalisador dos grandes problemas nacionais”, com abertura para participação da sociedade no projeto. “O papel do Proifes não é só discutir salário e carreira. Não que isso não seja importante, mas há várias outras questões a serem debatidas”, afirmou o vice-presidente da entidade sindical, Eduardo Rolim de Oliveira.

O diretor de Políticas Públicas do Proifes, Fernando Amorim, lembrou que as reestruturações feitas na Educação devem abranger todas as etapas do ensino. “Temos que atacar a educação infantil, o ensino médio, senão nós não vamos avançar no nível superior”, enfatizou.

O secretário Ronaldo Mota se mostrou apto a participar da parceria para a consolidação do Instituto, mas orientou que, antes, algumas atitudes devem ser encaminhadas, como a realização de um seminário com entidades sindicais, governo e população, além da garantia de diversos parceiros, como, principalmente, a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. “Qualquer ação que a CAPS fizer nós somos parceiros”, destacou Mota.

A criação do Instituto de Pesquisa em Educação foi deliberada no 6º Encontro Nacional do Proifes, em 2010. Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo Instituto estão o acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), a discussão sobre o direcionamento das verbas direcionada à educação, a proposição de projetos e a discussão de programas de qualificação dos professores universitários.

Da Coordenação de Imprensa e Divulgação do Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu