Notícias PROIFES

PROIFES apoia relançamento de frente parlamentar em defesa da Previdência Social

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social foi relançada nesta terça-feira (31), no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. O PROIFES-Federação foi representado pelo vice-presidente Flávio Alves da Silva (Adufg Sindicato) e pelo presidente da ADUFC-Sindicato, Leonardo Monteiro.

A bancada suprapartidária, composta por senadores e deputados federais, almeja defender a manutenção dos direitos sociais e a gestão transparente da Seguridade Social e do equilíbrio financeiro e atuarial da Previdência Social pública e solidária.

A frente foi recriada por sugestão da ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), do senador Paulo Paim (PT-RS) e do deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), em conjunto com mais de 50 entidades, sobretudo organizações sindicais do setor público e privado.

A sessão foi marcada por críticas aos novos critérios de uma futura reforma da Previdência, já sinalizada pelo presidente em exercício Michel Temer. Entre as medidas está a fixação de idade mínima de aposentadoria, que poderia chegar a 65 anos, para homens e mulheres. “Nossa tarefa não será fácil, pois os ataques serão enormes. Mas temos certeza que, com nossas convicções e consciência, sairemos vencedores”, afirmou Paulo Paim.

O senador ainda defendeu o retorno do Ministério da Previdência Social, extinto pelo presidente interino. “Devolvam o Ministério da Previdência aos trabalhadores e não mexam na CLT, e vida longa à previdência pública brasileira”, disse.

Arnaldo Faria de Sá afirmou que, ao contrário do que pregam os economistas, não há déficit nas contas da Previdência. “A luta é desigual. É uma guerra da economia contra a Previdência Social. Lamentavelmente, eles querem inviabilizar a previdência pública em favor da previdência privada”, pontuou.

Posicionamento do PROIFES

A federação é contra esta reforma da previdência proposta pelo governo atual. “Vamos lutar intensamente contra estes retrocessos, não iremos aceitar as mudanças propostas, principalmente pelo fato de acreditarmos que não há rombo algum na previdência social, há sim, uma má gestão”, pontuou Flávio Silva.

Para o vice-presidente, o relançamento da frente é de suma importância para a luta contra esta reforma e para defender a manutenção dos direitos. “O PROIFES-Federação estará junto nesta luta”, finalizou.

Seminário

No período da tarde foi ministrado o seminário “Desmistificando o déficit da Previdência no contexto da Seguridade Social”, promovido pela Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social.

Veja abaixo os temas e especialistas do seminário:

– Convergência dos Regimes e a Previdência Social – Décio Bruno Lopes, mestre em Direito Previdenciário, vice-presidente de Seguridade Social da Anfip;
A Estrutura do Seguro Social Brasileiro e seu Impacto na Economia – Eduardo Fagnani – professor da Universidade de Campinas (Unicamp) – pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit);
– A Realidade Tributária da Previdência Brasileira – Melissa Folmann – coordenadora da Pós-Graduação da PUC/PR em Direito Previdenciário;
– Aposentadoria Especial, Pensão e Redução de Direitos – Thaís Riedel, advogada e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do DF;
– Previdência Rural e Diferença de Gênero – Jane Lúcia Wilhelm Berwanger, advogada, doutora em Direito Previdenciário e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP);
– Os Impactos das Mudanças Demográficas no Seguro Social – Frederico Melo, economista e técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu