AGÊNCIA PROIFES

PROIFES aborda política de expansão do EBTT na Conae 2014

Notícias PROIFES

PROIFES aborda política de expansão do EBTT na Conae 2014

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e membro do Conselho Fiscal do PROIFES-Sindicato, Reginaldo Soeiro de Faria analisou as políticas de expansão da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EBTT), com ênfase em participação social e desenvolvimento nacional durante os trabalhos desta sexta-feira (21) da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014).

De modo geral, a palestra girou em torno de como um projeto de governo transfere verbas a serem aplicadas na educação pública para a iniciativa privada por meio de programa de educação profissional técnica e tecnológica.

Reginaldo Soeiro de Faria mostrou aos presentes números e matérias da grande imprensa referentes aos principais programas de governo, como Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com o professor, as iniciativas são benéficas, mas principalmente no caso do Pronatec, destinam mais dinheiro à educação privada. “Existe toda uma Rede Federal de EBTT, que está em expansão e que necessita de muitas verbas, para melhorar a qualidade dos laboratórios, das instalações, a capacitação dos professores e dos técnicos administrativos”, contextualizou.

Para solucionar o problema, o docente defendeu a criação de uma política mais ampla para a educação, que não dependa de governos.  “Com um projeto de Estado, as Conaes realizadas pelo país trariam sugestões e ideias, para que o Plano Nacional da Educação (PNE) fosse escrito a partir das bases educacionais que trabalham realmente com a educação desse país e não pelos políticos que no final são quem escrevem o PNE, com altas influências de grupos econômicos”, afirmou.

Assessoria de Comunicação – PROIFES-Federação

Mécia Menescal – 9658-4155 / Larissa Lima – (61) 9254-9269

Comunicaçã[email protected] / @proifesfederal

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu