Entre os entrevistados, nomes de referência na Ciência e Tecnologia como o do ex-ministro de CT&I Sérgio Rezende, do ex-secretário de educação superior do Ministério da Educação Amaro Lins, do diretor do Centro de Informática da UFPE (CIn), André Santos, da coordenadora da Cátedra Paulo Freire, Eliete Santiago, e da ex-Secretária de Educação de Pernambuco Silke Weber, todos docentes e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco.
Nos capítulos, são apresentados exemplos de como a universidade pública contribui para o aprimoramento científico, econômico, social e cultural da sociedade, através de casos como o impacto do processo de interiorização da UFPE no desenvolvimento do Polo Têxtil no Agreste pernambucano com a implementação do Centro Acadêmico do Agreste; a atuação do Instituto Aggeu Magalhães e do Hospital das Clínicas, e suas descobertas em diagnóstico e combate ao Zika Vírus, Dengue e Microcefalia; e a implementação do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE, que reúne as atividades de 12 laboratórios, com objetivo de integrar ações que visem a realização de pesquisa, inovação, ensino e extensão nas diversas áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás e biocombustíveis.
Presidente da Associação dos Docentes da UFPE, Edeson Siqueira destaca a produção audiovisual como um marco na luta contra os cortes de 30% realizados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no orçamento das universidades federais. “Precisamos estar cada vez mais próximos da população e sensibilizá-los a respeito da importância que a universidade têm para o desenvolvimento político, social, econômico e cultural do País. As iniciativas realizadas dentro dos laboratórios e salas de aula, em seus mais diversos segmentos, afetam diretamente a vida de todos”, afirma o docente.
A série será divulgada diariamente, no canal do YouTube da ADUFEPE (https://bit.ly/2xOhHKf) e nas redes sociais da entidade, em 20 episódios de aproximadamente 1 minuto. Os vídeos contam ainda com acessibilidade comunicacional, através da tradução em libras.
Confira o primeiro episódio:
https://youtu.be/YL32YqBM2s4
Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato