Notícias PROIFES

Presidente do PROIFES prestigia 37ª Reunião Nacional da ANPEd

*Com informações do site da ANPEd

O professor Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical), presidente do PROIFES-Federação, marcou presença na cerimônia de abertura da 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no último domingo (4). Com o tema “Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira”, o evento é realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A associação é uma das entidades parceiras do PROIFES no Fórum Nacional de Educação (FNE) e nos debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). A Federação fez questão de prestigiar a cerimônia para marcar e valorizar essa parceria que é muito importante para a educação no Brasil, entendendo que o diálogo com as entidades acadêmicas é fundamental para o avanço nas condições de trabalho dos docentes, para o fortalecimento das instituições federais de ensino e para a conquista de políticas públicas que atendam interesses e necessidades da população.

Em discurso de abertura, a Presidente da ANPEd, professora Maria Margarida Machado, fez uma análise sobre a crise político-econômica vivida pelo Brasil atualmente. Sobre a temática do seminário, a dirigente afirmou que “tratar do PNE e do que efetivamente ele representa para a educação brasileira nos provoca a rememorar como chegamos a este plano, em que condições ele foi aprovado e que horizontes estão postos para a sua efetivação, enquanto instrumento de condução da política educacional do país”.

O encontro, que se encerra hoje, recebeu docentes e discentes de mais de 140 Cursos/Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de pesquisadores convidados nacionais e estrangeiros. O objetivo da reunião foi proporcionar um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos que mostram um amplo panorama da pesquisa científica dentro do tema escolhido e para debates de pontos críticos que ganharam a agenda da educação brasileira em 2015.

Pesquisadores renomados, representantes de entidades e do poder público trataram assuntos, tais como Ética e Pesquisa em Educação, reformulações no Ensino Médio, PNE, financiamento da Educação e o debate sobre o Custo Aluno Qualidade (CAQi), luta conjunta pela implementação dos 10% do PIB para a educação pública, Base Nacional Comum e mídias interativas.

Saiba mais sobre a ANPEd

Maior entidade científica da área de Educação do país, a ANPEd tem sido reconhecida como interlocutora no cenário nacional e internacional, tanto na defesa de políticas mais adequadas à Pós-Graduação em educação quanto por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos. A associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade do grupo é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil.

Para mais informações sobre a programação que foi realizada, acesse o link: http://37reuniao.anped.org.br/

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu