Notícias PROIFES

Presidenta Dilma dá posse a Aloizio Mercadante como ministro da Educação e Marco Antônio Raupp como o da Ciência, Tecnologia e Inovação

Representando o Proifes, o professor Gil Vicente participou na tarde de terça-feira (24 de janeiro de 2012), da posse  dos novos ministros da Educação, Aloizio Mercadante e da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp.

Na cerimônia, que contou com a presença do ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância do ato, que a seu ver “dava continuidade ao casamento entre educação, ciência, tecnologia e inovação”, iniciado no governo anterior. Ainda segundo a presidente, esse projeto é fundamental para a construção das condições necessárias à melhoria a qualidade de vida da população: “Será preciso ter sucesso na distribuição de renda, e ao mesmo tempo, será imprescindível, através da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação, fazer o país chegar elevar o mais rápido possível sua produção científica e capacidade de agregar valor à nossa produção. São tarefas complexas, mas essenciais”, disse.

Sobre programas educacionais do governo como o Enem, o Reuni e o Ciência sem Fronteiras, Dilma Rousseff disse que é importante garantir o acesso democrático da população ao conhecimento. “Democracia significa acesso à oportunidade”, afirmou a Presidente.

Com a troca de ministros, também deixam os respectivos cargos a Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, e os secretários do Ministério da Educação Eliezer Pacheco, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e Carlos Abicalil, da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino, além de Maria Pilar Lacerda, da Secretaria de Educação Básica.

Aloizio Mercadante foi um dos fundadores do PT em fevereiro de 1980 e vice-presidente do partido entre 1991 e 1999. Foi senador pelo estado de São Paulo entre 2003. Assumiu a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2011 e agora assume o Ministério da Educação, com a saída de Fernando Haddad, que concorrerá à Prefeitura de São Paulo.

Marco Antônio Raupp é um matemático, ex-diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi ainda analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP. Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC. Também ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Mécia Menescal
Assessora de Comunicação
Proifes – Federação
comunicaçã[email protected]

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu