AGÊNCIA PROIFES

Observatório do Estado Social Brasileiro lança e-book com análise do ensino remoto emergencial e vulnerabilidade discente na UFG

Notícias PROIFES

Observatório do Estado Social Brasileiro lança e-book com análise do ensino remoto emergencial e vulnerabilidade discente na UFG

O Observatório do Estado Social Brasileiro lançou um e-book com os resultados da pesquisa “Ensino Remoto Emergencial e a Vulnerabilidade Discente na Universidade Federal de Goiás (UFG)”. O material retrata a vulnerabilidade dos alunos da instituição, cujos desafios transcenderam não apenas do formato presencial para o remoto, como também a dificuldade de acesso à Internet para a permanência dos estudos. Para ter acesso à obra virtual, basta acessar aqui.

Na UFG, a pesquisa cobriu 9,54% dos alunos, abrangendo 30 cursos de graduação. Autor do e-book, o professor Tadeu Alencar Arrais destaca que os resultados são preocupantes. “Em síntese, o discente que retornará e/ou não retornará estará mais pobre e mais doente. Fizemos um breve exercício, a partir do ponto ‘redução da renda’, das condições de vulnerabilidade. Revelamos, nesse exercício, um retrato das assimetrias por curso. Existem cursos com um número de estudantes, pela ótica do estudo, mais vulneráveis que outros. Outro dado interessante resulta da comparação entre a forma de acesso às aulas síncronas por celular, a percepção da qualidade das aulas e a quantidade de atividades assíncronas”, diz.

Ainda de acordo com a pesquisa, 25,4% dos discentes declararam não abrir as câmeras (por não sentirem-se confortáveis e/ou não possuir câmeras) durante as aulas e outros 25,69% declararem raramente abrir as câmeras. “Além disso, 34% dos discentes declararam participar das aulas a partir do celular, o que deveria servir de alerta para os docentes, uma vez que as pequenas telas dos aparelhos celulares em diversas oportunidades inviabilizam materiais/técnicas de ensino empregadas”, acrescenta Tadeu.

Fonte: ADUFG-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu