Notícias PROIFES

Novo presidente da UNE se reúne com diretoria da ANDIFES e discute ações futuras

Iago Montalvão, recém-eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), participou na manhã de hoje, 16, de reunião com a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O reitor da UFG, professor Edward Madureira, também participou do encontro.

Em suas redes sociais, Iago falou sobre a posição da UNE diante das recentes decisões do Ministério da Educação (MEC), “Demonstramos nossa indignação com o tratamento que o MEC tem dado a nossas universidades, quando ameaçam a autonomia universitária, ofendem a comunidade acadêmica e ainda cortam as verbas da nossa Educação”.

O receio diante da apresentação da proposta do programa “Future-se” também foi abordado durante a reunião. Anunciado pelo secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa, o projeto teria como objetivo o “fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”.

O programa é baseado em um plano implantado na Austrália durante os anos 80 que tornou o ensino no país híbrido, ou seja, o estudante tinha que arcar com parte dos custos de sua formação durante a vida.

As ações contra as decisões do MEC e o anúncio do programa “Future-se” continuam sendo planejadas pela militância. Uma manifestação está sendo organizada para o dia 13 de agosto em reação aos ataques contra a Educação.

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu