Notícias PROIFES

Nova Diretoria da ADUFRGS-Sindical toma posse

Diretoria da ADUFRGS-Sindical eleita para a gestão 2016/2019 e Conselho de Representantes tomaram posse na noite de sexta-feira (19/08). A cerimônia, que reuniu professores, familiares, amigos e autoridades políticas e sindicais, aconteceu no Auditório Professor José Fraga Fachel, na nova sede do Sindicato, inaugurada em 7 de julho.

Antes da posse, o 1º tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, Vanderlei Carraro, apresentou a prestação de contas do ano de 2015 e a previsão orçamentária para 2016. Do detalhamento apresentado constou a construção da nova sede, um prédio de quatro andares e 2.300 metros quadrados, localizado no bairro Jardim Botânico. Ambos os documentos foram aprovados por ampla maioria dos presentes na Assembleia.

Depois de um breve intervalo, a presidente Maria Luiza Ambros von Holleben despediu-se do cargo, onde ficou por cinco anos, e passou o comando da ADUFRGS-Sindical a Paulo Machado Mors, professor Titutar do Instituto de Física da UFRGS. Antes disso, o Coral da ADUFRGS, em belíssima apresentação solo, cantou o Hino Nacional Brasileiro.

Em seu discurso de despedida, Maria Luiza fez um breve relato dos acontecimentos em sua gestão e ressaltou o compromisso assumido quando tomou posse de “dar continuidade a um sindicalismo propositivo e democrático, voltado para o interesse dos docentes das IFEs e em defesa da educação pública, independente de governos e de influências político-partidárias. Exercer uma política sindical autônoma e participativa; e uma política social e cultural associativa e agregadora. Desenvolver uma comunicação ágil e transparente. E expandir o número de associados e o espaço físico”.

A construção da nova sede; a expansão da base territorial para mais 11 municípios do estado, com aumento significativo no número de sócios; o protagonismo da ADUFRGS-Sindical nas negociações com o governo federal e a realização de eventos nacionais foram citados pela então presidente como fatos que materializaram os compromissos assumidos.

O novo presidente, Paulo Mors, em seu discurso de posse ressaltou que a ADUFRGS-Sindical é originária de “um movimento acadêmico que se recusou a aceitar a ingerência de determinações político-partidárias no Movimento Docente” e aliou-se a várias outras instituições sindicais para formar o Proifes-Federação. “Representamos uma nova forma de fazer sindicalismo, onde as decisões provêm das bases e a pluralidade é nossa marca dominante”, disse.

Mors defendeu a educação pública e afirmou que “sem uma educação universal e pública, não há como pretender construir uma nação respeitada”. No entanto, ele ressaltou que o Sindicato não defende o monopólio público da educação, pois há instituições privadas de grande valor que cumprem o papel de promover o ensino, a pesquisa e a extensão.

“O que nos preocupa é a abertura que se está dando atualmente para que grandes conglomerados financeiros internacionais ocupem espaço em nosso sistema educacional. O combate à mercantilização do ensino, e a tudo que a favoreça, é, portanto, uma de nossas principais missões”, completou.

O novo presidente da ADUFRGS-Sindical citou ainda a importância do Plano Nacional de Educação; a necessidade de restauração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de denunciar o corte violento de bolsas de Iniciação Científica do CNPq, e de tantas outras ameaças.

Participaram da mesa de posse o presidente do Proifes-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira; o presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo e o 1º secretário da ADUFRGS-Sindical, Ricardo Savaris.

Confira a nominata da Diretoria 2016/2019:

Presidente: Paulo Machado Mors

Vice-Presidente: Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira

1º Secretário: Ricardo Francalacci Savaris

2º Secretário e Diretor Social e Cultural: Newton Luís Garcia Carneiro

1º Tesoureiro: Vanderlei Carraro

2º Tesoureiro e Diretor de Assuntos Jurídicos: Pedro Alves d’Azevedo

Diretora de Assuntos da Carreira do MS: Luciana Boose Pinheiro

Diretor de Assuntos da Carreira do EBTT: Eduardo de Oliveira da Silva

Diretora de Comunicação: Lúcia Couto Terra

Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência: Jairo Alfredo Genz Bolter

Diretor de Relações Sindicais: Eduardo Rolim de Oliveira

Confira a formação do Conselho de Representantes 2016-2019

Assista ao vídeo da Assembleia de Posse

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu