PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

Organização do movimento sindical é tema da live desta quarta-feira

Publicado em : 14/09/2020

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, a ADUFRGS-Sindical realiza mais um “Conversas ADUFRGS Especial” sobre um dos temas que estará em discussão no 16º Encontro Nacional do PROIFES-Federação, em novembro: “A Organização do Movimento Sindical e Os Desafios para o PROIFES”. Participam do debate o tesoureiro da ADUFRGS, Eduardo Rolim de Oliveira, e o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, com mediação do diretor de Relações Sindicais do Sindicato, Jairo Bolter. O evento será transmitido pelo YouTube (https://www.youtube.com/user/CanalADUFRGS), a partir das 10 horas.

Segundo Bolter, os sindicatos têm dois desafios principais neste momento. O primeiro deles é manter o diálogo com as suas bases, a realização de encontros e a mobilização de forma virtual, por conta da pandemia da COVID-19 e o isolamento social. O outro desafio é fazer frente às políticas e aos políticos mais conservadores no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, diante de diversos ataques sofridos pela classe. 

“Nós estamos discutindo o papel dos sindicatos diante das circunstâncias dos ataques que sofremos do governo no dia a dia e, portanto, precisamos nos reinventar, nos reorganizar, rejuvenescer, diante das dificuldades que estamos passando”, explica.

“Queremos levar para o Encontro do PROIFES a importância da reorganização sindical, tanto no que tange à forma de contato com a base, quanto às ações para manter o diálogo com ela. O sindicato precisa ir além de discutir carreira e questões de trabalho, tem que entrar na discussão do modo de vida das pessoas e o contexto onde os associados estão inseridos, ser atuante em defesa da classe trabalhadora, mas, principalmente, da sociedade como um todo, do bem-estar social e do Estado Democrático de Direito”, ressalta o diretor da ADUFRGS. 

Os debatedores

Eduardo Rolim de Oliveira é tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, professor do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UFRGS e diretor de Assuntos Jurídicos do PROIFES-Federação.

Amarildo Cenci é presidente da CUT-RS, professor da Educação Básica, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Fonte: Portal ADverso
 



ADUFRGS se reúne com nova administração da UFRGS

ADUFRGS se reúne com nova administração da UFRGS

 23/10/2020

A ADUFRGS-Sindical se reuniu, nesta quinta-feira, 22 de outubro, com representantes da Administração Central da UFRGS, professor Carlos André Bulhões e Paulo Mayorga. Participaram o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira; o vice-presidente, Darci Campani [...]


Live da ADUFRGS debate Solidão e Laços Sociais

Live da ADUFRGS debate Solidão e Laços Sociais

 22/10/2020

Na próxima terça-feira, 27 de outubro, às 15h, o “Encontro com Aposentados” vai tratar sobre Solidão e Laços Sociais. O convidado é o professor aposentado Edson Sousa (Instituto de Psicologia/UFRGS). O ciclo de lives é promovido [...]












A reforma trabalhista/sindical para 2021

A reforma trabalhista/sindical para 2021

 16/10/2020

Neuriberg Dias* Desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro houve várias tentativas de ampliar a reforma trabalhista e sindical da Lei nº 13.467/2017 não concluída com as Medidas Provisórias nº 873, 881 e 905, e, durante a pandemia [...]



GO!Sites