PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

Câmara de Vereadores debate autonomia na UFRGS

Publicado em : 23/09/2020

Nesta quinta-feira, 24 de setembro, às 14h, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto Alegre debate “Autonomia Universitária na UFRGS, um patrimônio científico e cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”. A sessão remota será retransmitida na página da ADUFRGS no Facebook.

O tema foi sugerido pelo Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, criado em 2016 dentro da UFRGS por docentes da universidade e que hoje reúne mais de 300 membros da sociedade civil de diferentes áreas.

O coordenador do Comitê, o professor aposentado da UFRGS, Benedito César Tadeu, aponta que “a UFRGS é um patrimônio universal e tem relação estreita com Porto Alegre, seja pela produção de conhecimento ou pela contribuição econômica para cidade”. A ideia da sessão, segundo Benedito, é reforçar junto aos vereadores que “a  Câmara não pode se omitir nos assuntos que dizem respeito à gestão da universidade, sua autonomia e a luta por verba e distribuição equânime dessas verbas sem nenhum viés ideológico”, disse. “O desrespeito à autonomia universitária coloca em risco não só a obtenção de verbas, mas a geração de conhecimento”. E isso, destaca “tem impacto direto sobre o município de Porto Alegre e sobre a população. Entendemos que é muito importante que os vereadores estejam informados sobre os riscos que representam a indicação do terceiro da lista tríplice”.

O Comitê indicou como orador da Tribuna Popular da Sessão, o professor Hermes Zaneti, que por duas vezes foi presidente do CPERS, três vezes presidente da Confederação dos Professores do Brasil e durante seis anos integrou a Direção Mundial dos Professores. Além disso, Zaneti integrou a Comissão de Educação da Assembleia Nacional Constituinte e presidiu a Comissão de Educação da Câmara Federal.

Serviço

Sessão Ordinária Remota da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Tema: Autonomia Universitária na UFRGS, um patrimônio científico e cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul

Data: 24 de setembro (quinta-feira)

Horário: 14h

Assista aqui 

Fonte: Portal Adverso











A reforma trabalhista/sindical para 2021

A reforma trabalhista/sindical para 2021

 16/10/2020

Neuriberg Dias* Desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro houve várias tentativas de ampliar a reforma trabalhista e sindical da Lei nº 13.467/2017 não concluída com as Medidas Provisórias nº 873, 881 e 905, e, durante a pandemia [...]







GO!Sites