PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Aprovada prorrogação de mandato da atual Diretoria e do Conselho de Representantes do Adufg

Publicado em : 30/06/2020

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi aprovada, em Assembleia Geral Extraordinária realizada na segunda-feira (29/06), a prorrogação do mandato da atual Diretoria e do Conselho de Representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). A prorrogação foi aprovada com 218 votos favoráveis. Foram registradas três abstenções. As discussões foram mediadas pelo presidente do Adufg, professor Flávio Alves da Silva.

Também foi aprovada a proposta que prevê a prorrogação do mandato enquanto durar a pandemia. Ou seja, assim que retornar o estado de normalidade, a própria Diretoria deverá proceder ao chamamento imediato das eleições, seguindo as regras do estatuto social da categoria. Esta proposta recebeu 139 favoráveis e 43 contrários. Cinco abstenções foram registradas.

A Assembleia Geral Extraordinária foi realizada pela internet, conforme autoriza a Lei 14.010/2020. Por causa de problemas técnicos com a plataforma Zoom, as discussões foram iniciadas no Google Meet. Em seguida, com as questões técnicas foram resolvidas a assembleia foi transferida para o Zoom. Na ocasião, o assessor jurídico do Adufg-Sindicato apresentou um breve panorama do ponto de vista legal sobre a pandemia. Segundo ele, a possibilidade de realização da assembleia geral em conformidade com a Lei 14.010/2020, foi extremamente salutar para a apresentação da proposta de prorrogação do atual mandato até que o estado de normalidade retorne e seja possível a realização das eleições cumprindo os requisitos e garantido os princípios previstos no estatuto da entidade.

Elias explicou, ainda, que a proposta foi sugerida por conta dos diversos decretos restritivos de estados e municípios, sobretudo os que foram publicados pelo Governo de Goiás, que proibiram a realização de reuniões e eventos. O assessor jurídico alertou que mais de quarenta por cento da base dos sindicalizados da entidade é formada por professores com mais de 65 anos e aposentados, bem como é necessário a disponibilização de ferramentas que sejam seguras para os docentes poderem fazer campanha, votar e ser votado.

A diretora de assuntos educacionais, de carreira e do magistério superior do Adufg, professora Geovana Reis, destacou que a necessidade de prorrogação do mandato da diretoria é uma tentativa de adaptação ao momento. “Todos nós fomos surpreendidos pela pandemia. Nunca foi intenção da diretoria permanecer no cargo ou postergar a eleição. O que motivou essa proposta é a impossibilidade, neste momento, como prevê o estatuto, da realização de eleições”. A docente ainda completou “Essa medida não foi criada aqui no Adufg. Não é nada fora do que vem sendo feito no âmbito sindical pelo país”, finalizou.

Já o docente Alexandre Aguiar dos Santos solicitou um maior detalhamento quanto ao prazo de prorrogação do mandato da nova diretoria. “Acho que é importante destacar que quando falamos de prorrogação de mandato, estamos falando de uma prorrogação até dezembro de 2020. Eu gostaria da apresentação de um prazo pela diretoria que não fosse ‘por enquanto durasse a pandemia’. Em outro momento, Alexandre também cobrou maior unidade dos docentes representados pelo Adufg. “Este é o momento que temos de estar unidos eu acho importante que a diretora se preocupe em construir coletivamente posições, para que possamos ter uma sensibilidade maior para como está a vida dos professores nesse período”.

O professor Romualdo Pessoa ressaltou que, pela urgência do momento, a melhor alternativa seria a prorrogação do mandato da atual diretoria. “Eu não sou contra fazer um processo eleitoral por via remota, mas precisamos de muito tempo para isso. Todos precisam estar em condições de participar do processo, nenhum colega pode ser impedido de participar, a gente tem que tirar essa teorias de conspiração da cabeça e compreender que a melhor coisa pra fazer agora é a prorrogação do mandato da diretoria”.

Por fim, por ampla maioria, fora prorrogado o mandato da atual diretoria por prazo indeterminado, devendo a atual diretoria, assim que retornar ao estado de normalidade, fazer o chamamento das eleições cumprindo o que está previsto no estatuto da entidade.

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato











Nova edição do Jornal da APUB

Nova edição do Jornal da APUB

 24/11/2020

A Apub lança a última edição de 2020 do Jornal do sindicato, exclusivamente em formato digital. O Jornal traz uma retrospectiva dos últimos dois anos, aborda os debates do XVI Encontro Nacional do PROIFES e revela os resultados preliminares da Pesquisa [...]







GO!Sites