PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

AG da ADUFSCar de dia 17 de setembro rejeita Future-se

Publicado em : 18/09/2019

Professores e professoras filiadas à ADUFSCar - Sindicato rejeitaram, por ampla maioria, o programa “Future-se”, pauta debatida na Assembleia Geral ocorrida no dia 17 de setembro, com a participação de docentes dos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

No ponto 1 de pauta foi tratada a seguinte proposta: “Rejeitar o programa ‘Future-se’”. Depois de prolongados debates, surgiram dois encaminhamentos. Um propunha que se votassem em separado diversos pontos abordados pelo programa “Future-se” e o outro defendia que a votação fosse em bloco, ou seja, pela rejeição ou não do programa em questão, como um todo. Ganhou este último, como já foi dito acima, por ampla maioria.

Na sequência, a Proposta 1, “Rejeitar o programa ‘Future-se’”, foi aprovada, também por ampla maioria.

No ponto 2, foi debatida e aprovada – igualmente por ampla maioria – a Proposta 2:

“Pautar a necessidade de regulamentação do Art. 207 da Constituição de 1988 (veja redação na nota de rodapé), como ponto de partida para uma articulação que envolva um amplo leque de aliados capazes de, através do debate junto à sociedade, da mobilização e da ação concreta junto ao Congresso Nacional, garantir a valorização, o financiamento público, e a revitalização das redes de Universidades e Institutos Federais, patrimônio do povo brasileiro”.

Por último, no ponto 3 da pauta foram referendados em bloco e por unanimidade os seguintes encaminhamentos:

1) Realizar Consulta* para que sejam referendadas (ou não) as Propostas 1 e 2 acima;

2) Recomendar aos Conselheiros do ConsUni que envidem esforços para que a UFSCar delibere com urgência sobre a posição institucional desta Universidade em relação ao programa ‘Future-se’.

3) Solicitar aos associados contribuições referentes à regulamentação do Art. 207 (Proposta 2). Pautar o respectivo debate após deliberação institucional da UFSCar sobre o ‘Future-se’.

4) Divulgar amplamente o resultado da Consulta mencionada no item 1), pela via de coletiva de imprensa e outros mecanismos.

5) Buscar articulações com as demais entidades representativas da comunidade universitária, a partir do resultado da Consulta.

6) Convocar Assembleia Geral da ADUFSCar para debater a proposta de greve nos dias 2 e 3 de outubro.

*A Consulta acima será realizada entre 19 e 22 de setembro (eletrônica) e 19 e 20 de setembro (presencial – com urnas apenas nas sedes do sindicato, em seus vários campi).

Confira o balanço desta Assembleia, feito pelo Prof. Amarílio Ferreira Junior, Presidente da ADUFSCar - Sindicato

Fonte: Ascom ADUFSCar-Sindicato

 

















GO!Sites